ArteCulturaFeiraLiteratura

Protagonismo estudantil marca primeira edição da Festa Literária do Iceia, em Salvador

Os estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Formação e Eventos Isaias Alves, antigo Iceia, deram um show de talento e protagonismo durante a primeira edição da Festa Literária do Iceia (Fliceia), realizada nesta quinta-feira (30), na unidade de ensino, em Salvador. Com o tema “Celebrando a diversidade da literatura negra e indígena”, o encontro visou proporcionar um espaço de diálogo e reflexão sobre a importância da diversidade na literatura e estimular a produção literária dos estudantes.

A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, falou da importância das festas e feiras literárias para a aprendizagem dos estudantes. “A educação caminha de braços dados com a cultura e a arte. O caminho para atravessar isso é através das feiras e festas literárias, nas quais as nossas escolas estão presentes como protagonistas e fazedores de literatura, cultura e arte. Estar aqui, hoje, testemunhando a 1ª Fliceia, é a certeza de que uma política pública com o compromisso partilhado com a nossa rede colhe os melhores resultados dando oportunidade aos nossos estudantes”.

A programação da Fliceia contou com apresentação de coral estudantil; roda de conversa com a escritora e atriz Cássia Valle, do filme “Ó Paí, ó” (1 e 2); apresentações de dança, música e teatro; contação de histórias; mesas com autores do Iceia e convidados; desfile AfroIceia; sarau cultural; exibição de documentários; bate-papo com autores; premiação de concurso literário; oficinas de mangá, escrita criativa e desenho; entre outras atividades.

A estudante Laura Santos, 23, do curso técnico em Artes Visuais, compartilhou com o público os seus livros “Amor do passado” e “Inveja – os sete pecados”. “É muito importante para mim expor as minhas obras para incentivar as pessoas a lerem mais e o colégio está nos dando esta oportunidade. Eu comecei a escrever durante a pandemia e já estou indo para o meu quinto livro, “Nas mãos do mafioso”, que será lançado em 2024”, comentou.

Já a estudante Ana Luisa Silva, 16, do curso técnico em Computação Gráfica, mostrou a sua habilidade vocal com os seus colegas na apresentação do Coral Toda Voz. “Sempre fui de cantarolar em casa e, no coral, além de me aperfeiçoar e aprender a utilizar a minha voz, me ajudou muito a perder a timidez e a cantar em público em eventos como este”, afirmou.

Outras festas literárias

A Secretaria da Educação Estado (SEC) apoia a realização de feiras e festas literárias promovidas em diversas regiões da Bahia. A Festa Literária de Itapetinga, que celebra os 200 anos de Independência da Bahia, foi iniciada nesta sexta-feira (30) e segue até o dia 2 de dezembro. Já a Festa Literária de Amargosa (Fliamar) será realizada de 6 a 9 de dezembro.

Fonte: Ascom/Sec
Foto: Divulgação

Related posts

Produção de instrumentos do samba torna-se manifestação cultural

Fulvio Bahia

Cine Imperial lança campanha “Todos Pagam Meia” em qualquer sessão durante o mês de dezembro

Fulvio Bahia

Lauro de Freitas: Feira de Economia Solidária reúne artesanato, gastronomia e música em Vilas do Atlântico 

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais