BahiaPrefeitura Municipal de SalvadorSalvador

Salvador recebe prêmio por boas práticas de governança

A Prefeitura de Salvador foi destaque na última sexta-feira (1º) pelas boas práticas de integridade, transparência e gestão financeira durante a 4ª edição do Prêmio Rede Governança Brasil (RGB).  Realizado em Brasília, o evento é uma iniciativa do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão disseminar a Governança e o Compliance no Brasil e na América Latina.

Salvador foi a única capital premiada na categoria de cidades com mais de 100 mil habitantes. O prefeito Bruno Reis comemorou o resultado, ao lembrar que, em agosto, alterou toda a estrutura da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), criando a Diretoria de Governança especificamente para atuar nessa área. Já na última quarta (29), o chefe do Executivo assinou dois decretos: um para instituir toda a política de governança no âmbito da prefeitura, em todas as suas unidades; outro para estabelecer as diretrizes gerais para a gestão de riscos no município.

O decreto também institui o Comitê de Governança, que será presidido pelo secretário da Casa Civil, Luiz Carreira, e terá na sua composição também as secretarias de Governo (Segov), de Gestão (Semge) e da Fazenda (Sefaz), além da Procuradoria Geral do Município (PGM) e da Controladoria Geral do Município (CGM), que ocupa a vice-presidência.

Além do prefeito Bruno Reis, participaram da cerimônia de entrega da premiação o secretário municipal de Gestão, Rodrigo Alves, e o diretor geral de Governança e Projetos da Prefeitura de Salvador, Reynaldo Neto. O evento ainda teve a presença da fundadora e diretora de Governança do IGCP, Cristiane Nardes Farinon, e do diretor de Negócios do IGCP, Henrique Farinon.

“Nos últimos anos, Salvador se tornou referência no Brasil em governança. Instituímos no município diversas medidas para aumentar a transparência, integridade, a gestão de riscos, fazendo o planejamento estratégico. Isso vai nos permitir ter políticas públicas mais eficientes, prestando contas à sociedade do que nós estamos fazendo e transformando a realidade de Salvador. Essa é mais uma conquista importante para a nossa administração, que já é a primeira em gestão fiscal, a primeira em investimentos na área social”, disse o prefeito.

O diretor geral de Governança e Projetos da Semge, Reynaldo Neto, reforçou que o prêmio é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela gestão municipal. “Hoje a Semge tem esse papel sistêmico de reunir e regulamentar as melhores práticas de governança no município”, apontou. A premiação foi entregue pelo ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU). Ele é patrono regente do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público.

O Prêmio RGB reconhece a governança, gestão de riscos, compliance e responsabilidade socioambiental de órgãos públicos, autarquias, fundações, estatais e profissionais dedicados ao fortalecimento da governança no país. O objetivo é exaltar práticas exemplares na administração pública e reconhecer aqueles que implementam os três pilares essenciais da governança: liderança, estratégia e controle em todo o ciclo de gestão.

Nesta semana, Salvador também ficou em primeiro lugar em Governança, Eficiência Fiscal e Transparência no Prêmio Band Cidades Excelentes 2023, realizado no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB).

Fonte: SECOM PMS
Foto: Divulgação

Related posts

Agosto Lilás: Prefeitura de Salvador promove aulas gratuitas de bordados para mulheres

Fulvio Bahia

Barreiras: Mulheres agricultoras avançam na produção agroecológica

Fulvio Bahia

Agricultores e técnicos de sete países visitam experiências de projeto do Governo da Bahia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais