Durante o evento, o grande público conhecerá as obras de artistas mulheres que contribuem no setor cultural baiano.
Neste sábado (02), acontece a terceira edição do ÌYÁ’S – Festival de Arte de Mulheres Negras que convida toda a comunidade para o evento que trará em sua programação multilinguagens artísticas como música, canto, artes visuais, poesia e performance. Com o propósito de evidenciar o trabalho de mulheres negras do setor artístico, o acesso para a festividade é gratuito e o público terá a possibilidade de acompanhar as criações e produções culturais das artistas baianas.
O Festival abre espaço para mulheres negras profissionais do setor cultural apresentarem suas obras e, dentre as programações do evento, o público poderá assistir a experimentação cênica da atriz Angela Daltro por meio do espetáculo Eclipse Lunar. Como participação especial, o evento também exibirá três performances de artistas do Rio de Janeiro, oriundas de processos criativos da instituição UNIRIO.
Na grade de programação do evento ainda conta com apresentações da Campêlo Cia de Dança trazendo Alagbaras – A força feminina, as poetisas Ametista Nunes e Myriam Santana, o espetáculo Memórias Povoadas dirigido pela atriz Cássia Valle e nas artes visuais com Ananda Santana. As apresentações musicais ficarão por conta de Samba Ohana, também haverá o show do grupo Gira Delas e muito mais atrações.
Segundo Juliana Monique, uma das idealizadoras do Festival “as mulheres lastreiam a produção cultural deste país, e o festival é uma oportunidade de saudar oris tão potentes, aquilombando as mais velhas com as mais novas, no melhor sentido do aquilombar”, afirma.
O horário é a partir das 14h e o acesso ao ÌYÁ’S – Festival de Arte de Mulheres Negras é gratuito. O endereço do evento é no Teatro Uneb, Campus I, no bairro do Cabula e em caso de dúvidas ou informações adicionais basta entrar em contato com o @festivalyas. Esta edição, acontece em parceria com o 7º Fórum Negro de Arte e Cultura – FNAC 2023 reúne professores, pesquisadores, mestres e mestras da tradição, artistas, estudantes e membros da sociedade civil, todos engajados na luta antirracista dentro e fora das instituições acadêmicas.
Serviço:
O quê: 3º edição do ÌYÁ’S – Festival de Arte de Mulheres Negras
Onde: Teatro UNEB – Campus I (Cabula).
Quando: 02 de dezembro
Quanto: Gratuito
Horário: 14h
Contato: @festivalyas
Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação