PolíticaPovos NegrosSalvador

Congresso Nacional da Unegro acontece este final de semana em Salvador

Salvador, capital da Bahia será sede do sexto Congresso Nacional da Unegro – União de Negros e Negras Pela Igualdade, que acontece neste final de semana. Nos dias 8, 9 e 10, a entidade propõe o debate sobre um novo projeto de Brasil, avaliando a representatividade do povo negro, políticas públicas e combate ao racismo nos cenários nacional e internacional. O encontro acontece no Hotel Real Classic Bahia, na Pituba.

A conferência de abertura contará com a presença da deputada estadual Olívia Santana. Segundo a parlamentar, “esta é uma oportunidade de reunir o coletivo de militantes da Unegro pra pensar juntos e juntas os grandes desafios que a população negra enfrenta no Brasil. A mortandade de jovens negros, os feminicídios, a precarização da cidadania do nosso povo preto, são temas urgentes de serem debatidos. Que este congresso nos fortaleça e aponte novas estratégias de luta”.

Para o presidente Nacional da Unegro, Edson França, o Congresso é uma forma de fortalecer o povo negro para enfrentar a “árdua batalha para a igualdade racial” também nos espaços de poder. “O ano que vem é um ano de eleição, é um ano de muito debate no país, é um ano que a gente vai discutir o Brasil a partir das bases. Eleger vereadores, vereadoras, prefeitos, prefeitas diz respeito à base da institucionalidade nacional. Nós vamos discutir isso, vamos apresentar nossa plataforma, vamos influenciar as candidaturas, influenciando as plataformas eleitorais, o debate político e ajudando a fazer crescer, fazer crescer candidaturas e representantes negros e negras o antirracismo no Brasil”, diz.

Além disso, a expectativa também é de pensar, para qualificar cada vez mais e melhor as políticas públicas voltadas ao povo negro. “Vamos trabalhar para também continuar fortalecendo as políticas de igualdade racial e as ações afirmativas. Queremos melhorar a qualidade de vida do nosso povo e diminuir a desigualdade. Ter uma sociedade equânime, ter uma sociedade cuja equidade seja uma premissa, seja um princípio exercido”, diz Edson. “Combater o racismo, é não permitir que. Que o ódio seja um elemento selecionador de oportunidade. Então, o Nego está preparado para esse embate”, continua.

Programação
• 8 de dezembro (sexta-feira)
13h Credenciamento dos delegados e delegadas
17h30 Leitura e aprovação do Regimento do Congresso
19h Ato político de abertura do Congresso
20h30 Conferência: A Unegro no novo projeto de Brasil – Deputada Estadual da Bahia, Olívia Santana

• 9 de dezembro (sábado)
9h Desafios para a Reconstrução das Políticas Públicas no Brasil
10h30 Avaliação e Perspectiva do Antirracismo no Brasil
Balanço da direção cessante – Ângela Guimarães e Edson França
14h Grupos temáticos: Educação e Saúde; Cultura, Juventude negra e Povos Tradicionais: Segurança Pública e Meio Ambiente; Terra e Teto
17h30 Apresentação dos grupos temáticos
21h Realização de show público em comemoração ao 6º Congresso da Unegro e 35 anos da entidade

• 10 de dezembro (domingo)
9h Apresentação dos relatórios dos grupos temáticos
10h30 Eleição da nova direção nacional

Sobre a Unegro

A UNEGRO é uma organização do movimento negro fundada em 14 de julho de 1988, na cidade de Salvador / Ba, em pleno processo de redemocratização do país, e tem por objetivo precípuo o combate ao racismo e toda forma de discriminação e opressão social. Os seus 35 anos de existência são marcados pela defesa da vida, cidadania e igualdade de oportunidades para a maioria da população brasileira. Hoje a UNEGRO está organizada em 24 Estados da Federação, conta com uma Coordenação Nacional, Executiva Nacional e Secretaria Nacional, sediada em São Paulo.

Desde a sua criação, participa ativamente das principais atividades do movimento negro brasileiro, contribuindo com a construção, mobilização, divulgação e execução de eventos e campanhas como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação do Racismo, o Dia Nacional da Consciência Negra, entre outros.

Fonte / Imagem: Assessoria de imprensa

Related posts

Câmara de Salvador concede medalha Zumbi dos Palmares a Mãe Márcia de Ogum

Fulvio Bahia

SEC realiza aulões para o ENEM em 108 municípios, neste sábado (16)

Fulvio Bahia

Serviços de atualização e inscrição do CadÚnico em Salvador ficarão indisponíveis até segunda (8) 

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais