O baiano Fábio Jesus Correia e a queniana Viola Kosgei venceram na manhã do último domingo (10/12) a 24ª Volta Internacional da Pampulha, em Belo Horizonte (MG). Milhares de atletas participaram da corrida de 18 km, que teve largada e chegada ao lado da Arena Mineirão. A competição teve Selo Ouro e Permit nº 20/2023 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Campeão sul-americano de Cross Country-2023, em janeiro, em Poços de Caldas (MG), e melhor brasileiro na São Silvestre de 2022 (quarto lugar), Fábio fez uma prova regular, completando o percurso em 56:03, com mais de um minuto de vantagem sobre Ederson Vilela Pereira, do Pinheiros-SP, segundo colocado, com 57:18.
Ele abriu vantagem ainda no primeiro quilômetro da prova. Manteve um ritmo intenso e forte, do começo ao fim, e não foi ameaçado em nenhum momento da disputa. Depois de 56:03, o baiano foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, e contou que veio de uma preparação intensa para chegar a este importante resultado.
“Quero agradecer primeiramente a Deus. Estou feliz em estar aqui mais uma vez, ainda mais sendo campeão. A prova exigiu um ritmo muito forte. Não tem sido fácil, pois estou fazendo uma sequência de provas para chegar bem e com velocidade. Agora é continuar a preparação até a São Silvestre, para fechar o ano da melhor maneira possível”, comemorou o atleta, ex-coletor de lixo.
Já entre as mulheres, novamente o Quênia se colocou no topo do pódio, domínio que vem acontecendo desde 2017. Desta vez, a vitória veio após o bom desempenho de Viola Kosgei, de 24 anos. A atleta, que em 2023, venceu a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro e a Maratona de Curitiba, sagrou-se vitoriosa também em Belo Horizonte.
“Foi uma corrida muito boa. Precisei colocar um ritmo forte, e achei o percurso bem difícil, especialmente ali nos quatro quilômetros finais. Mas o resultado final foi muito bom. Estou contente”, contou a queniana, que também estará na São Silvestre.
A mineira Kleidiane Barbosa Jardim foi a melhor brasileira. Ela completou a prova na segunda colocação, com 1:06:39, e chegou a liderar a disputa em alguns momentos no início do percurso. “A prova foi num ritmo bem forte, o clima estava bom, porque não estava tão quente, mas a umidade estava um pouco alta, e isso dificultou bastante durante o percurso. Mas no geral, gostei bastante da disputa”, comentou. “Temos dias não tão bons, e outros melhores, e tem hora que tudo funciona bem. E hoje foi um desses dias, estou feliz com 2º lugar. Agora o foco é a São Silvestre”, disse a atleta, que em no mês passado conquistou a segunda colocação na Meia Maratona de Curitiba.
Os pódios da Volta da Pampulha
Feminino
1-Viola Jelangat Kosgei (KEN) -1:05:30
2-Kleidiane Barbosa Jardim (BRA) – 1:06:39
3-Amanda Aparecida de Oliveira (BRA) – 1:07:13
4-Jéssica Ladeira Soares (BRA) – 1:07:25
5-Scholastica Jepkemboi (KEN) – 1:08:23
Masculino
1-Fábio de Jesus Correia (BRA) – 56:03
2-Ederson Vilela Pereira (BRA) – 57:18
3-Sávio de Paula Rodrigues (BRA) – 57:22
4-Giovani dos Santos (BRA) – 57:40
5-Gilberto Silvestre Lopes (BRA) – 58:06
Fonte: ASCOM CBAt
Foto: Foco Radical/Divulgação