BahiaBrasilCapacitaçãoCiênciaEducaçãoNordestePesquisas

Cresce número de pesquisadores da UFRB entre mais influentes em ranking internacional

Aumentou o quadro de professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no ranking internacional de cientistas mais produtivos e influentes em suas áreas de atuação. Na edição 2023 do AD Scientific Index, 74 pesquisadores da UFRB foram citados; na lista de 2024, esse número passou para 83. A relação foi divulgada pela consultoria britânica Times Higher Education (THE).

Na publicação, os pesquisadores que se destacam pelo desempenho quanto à produção e ao impacto de seus estudos em suas respectivas áreas de conhecimento são classificados a partir de uma combinação de critérios específicos, como o h-index e o i10. A partir desses quesitos, dados — como, por exemplo, o número de citações recebidas mundialmente, em relação aos artigos publicados pelos pesquisadores — são contabilizados e avaliados. O AD Scientific Index é a única classificação que se baseia em coeficientes de produtividade total e dos últimos seis anos.

É nessa classificação de produtividade e influência que a UFRB tem crescido. Além do aumento de 12% de pesquisadores ranqueados na lista, destaca-se a variedade das áreas de atuação desses professores. Há representantes de diversas áreas e de todos os centros de ensino da Universidade.

Em outra classificação trazida pela mesma publicação, a UFRB também aumentou o número de representantes. Trata-se da lista “Top 10 mil cientistas da América Latina”, que, nesta edição, trouxe seis pesquisadores da Universidade — no ano anterior, eram três. Estar nessa lista contribui para elevar o prestígio nacional e internacional da instituição a que os pesquisadores estão vinculados.

O professor Carlos Alfredo, do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), é o melhor colocado da UFRB, na classificação internacional. Membro do quadro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Animal (Mestrado) e em Ciências Agrárias (Mestrado e Doutorado), também é líder do Grupo de Pesquisa Insecta. Nos últimos seis anos, o pesquisador publicou 100 trabalhos que abordam temas relacionados à apicultura e foi citado 4225 vezes.

Para ele, a presença no ranking e outros reconhecimentos recentes, como as afiliações à Academia Brasileira de Ciência Agronômica e à Academia de Ciência da Bahia, são estimulantes: “são honrarias que nos estimulam a continuar na saga de ser pesquisador no Brasil”, afirmou. Carlos Alfredo ressalta ainda a parceria com colegas e estudantes de dentro e de fora da UFRB como fator fundamental para driblar as dificuldades inerentes ao fazer pesquisa.

O pesquisador também defende que a pesquisa contribui para uma formação mais qualificada do estudante e conta que a prática sempre esteve presente em sua carreira docente, porque, segundo ele, dá respostas para as curiosidades científicas e retroalimenta as aulas com exemplos práticos e estudos de caso reais. “Mesmo quando chegávamos a algum resultado ou explicação para um determinado fenômeno, uma série de novas perguntas surgia e impulsionava novos ensaios científicos. Despertar a curiosidade e estimular o pensar nos discentes é algo incrivelmente gratificante para um docente pesquisador”, concluiu Carlos Alfredo.

Dez +

No ranking mundial, os primeiros dez mais produtivos e influentes cientistas da UFRB são, pela ordem: Carlos Alfredo Lopes de Carvalho, André Azevedo Neto, Simone Seixas da CruzDjanilson Barbosa dos SantosMaria Angélica Pereira de Carvalho CostaLidyanne AonaSérgio MattosRafaela Simão Abrahão Nóbrega e Clóvis Pereira Peixoto (in memoriam).

AD Scientific Index

O AD Scientific Index é um sistema de classificação e análise com base no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica dos cientistas. O índice é uma classificação que apresenta a produtividade total e os valores dos últimos seis anos, com base em pontuações e no número de citações no Google Acadêmico, envolvendo quase um milhão de cientistas de 11.940 instituições, em 195 países, classificadas em 11 regiões de interesse, incluindo América Latina e Brics.

Fonte: UFRB
Foto: Divulgação

Related posts

Líder quilombola de Pitanga dos Palmares é executada na Bahia

Fulvio Bahia

Encontro do Programa Água Doce ressalta oferta de água de qualidade para comunidades rurais

Fulvio Bahia

Defensorias da Bahia e da União celebram termo de cooperação na área de saúde

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais