Câmara Municipal de SalvadorPolíticaSalvador

A falta de transparência da prefeitura é para esconder da população os danos do projeto”, diz Marta Rodrigues sobre desafetação de 44 terrenos em Salvador

Será votado hoje, terça-feira (19), às 14 horas, em sessão plenária, pelos vereadores da Câmara Municipal de Salvador, o PLE-307/2023, de autoria do Executivo Municipal, que prevê a desafetação de 44 terrenos públicos na capital, entre áreas verdes, áreas escolares e áreas para a saude. A vereadora Marta Rodrigues (PT), que já havia se posicionado contrária a matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), voltou a falar sobre o assunto, alertando que não há estudos e informações precisas sobre o projeto.

“A falta de critérios, estudos e informações sobre a origem, o destino dos terrenos e o valor que se pretende arrecadar com a alienação dos imóveis corrobora as incoerências do projeto. Além disso, a ausência desses dados impede que a população faça um julgamento preciso sobre o assunto e dificulta um olhar crítico sobre os reais objetivos dessas alienações e como ele vai afetar o bem-estar da comunidade”, ressalta.

Marta Rodrigues destaca que o município vai na contramão do mundo, em que preservar as áreas verdes, praças, jardins e canteiros é imprescindível para reduzir a onda de calor, além de destacar que os terrenos estão em áreas adensadas e poderiam ser usados para a criação de praças, novas escolas e postos de saúde.

“A Prefeitura vai renunciar a terrenos já vocacionados a essas finalidades para quê? Para fazer caixa? E qual o impacto da construção de novos empreendimentos nesses locais? Vai ter estrutura de serviços públicos? São questionamentos como esses que levaram à judicialização da lei de desafetação de 2017, que são repetidos nesse projeto de 2023, e que ainda criam problemas adicionais, pois incluem áreas que a prefeitura não tem nem certeza se são dela”, questiona.

Fonte: ASCOM Ver. Marta Rodrigues -PT

Foto: Fulvio Bahia / Arquivo Caderno Baiano

Related posts

Leo Prates defende proibição de benefícios para empresas condenadas por trabalho análogo à escravidão

Fulvio Bahia

CMS: Lídice da Mata vai participar do Projeto Lembranças do Futuro de Salvador

Fulvio Bahia

Cantinho do Desabafo: ação gratuita de escuta e acolhimento emocional acontece na Estação Rodoviária de Metrô

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais