Câmara Municipal de SalvadorPolíticaPrefeitura Municipal de SalvadorSalvador

Vereadores aprovam desafetação e alteração na Lei de Uso do Solo

Orçamento proposto pelo Executivo para 2024, estimado em R$ 11,7 bilhões, também foi aprovado pelos parlamentares

O Projeto de Lei nº 307/23, que desafeta e autoriza o Poder Executivo a realizar alienação, permuta e doação de imóveis municipais, e o Projeto de Lei nº 310/23, que altera a Lei de Uso e Ocupação do Solo (Louos) de Salvador, foram aprovados pelos vereadores, com emendas e por maioria, na tarde desta quarta-feira (20), em sessão ordinária conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Carlos Muniz (PSDB).

Outra matéria aprovada, com emendas, foi o Projeto de Lei nº 269/2023, que estima a receita e fixa a despesa municipal para 2024, orçada em R$ 11,7 bilhões. A Lei Orçamentária também foi promulgada. Com essas decisões, a Câmara encerrou as sessões plenárias, entrando em recesso, mas mantendo os trabalhos administrativos. A retomada das atividades está agendada para 2 de fevereiro, conforme a Constituição Federal.

A sessão ordinária foi marcada, também, pela aprovação de projetos de lei, indicações, resoluções, moções, substitutivos e requerimentos propostos pelos vereadores. 

Desafetação

Na mensagem enviada à Câmara e que tramita como Projeto de Lei nº 307/23, o prefeito Bruno Reis ressaltou que a desafetação de 44 terrenos municipais visa valorizar e otimizar a gestão do patrimônio municipal. Ele argumentou que a alienação desses terrenos não utilizados pelo município pode gerar recursos para o desenvolvimento e a prestação de serviços à população, além de aumentar a arrecadação de impostos, como IPTU e ISS, e dinamizar a economia local.

Na votação, por conta de emendas, quatro terrenos foram retirados do projeto, significando que 40 serão desafetados. “Tiramos quatro terrenos porque entendemos que é preciso ter uma discussão melhor por se tratar de áreas verdes, que, realmente, não tiveram uma discussão com a população vizinha, com habitação, exigindo uma conversa com essas pessoas”, afirmou o presidente Carlos Muniz, que completou: “Todas as demais áreas foram discutidas”.  

O texto foi debatido em plenário pelos vereadores Augusto Vasconcelos (PCdoB), Marta Rodrigues (PT), Sílvio Humberto (PSB) e Laina Crisóstomo (PSOL), que se posicionaram contra a aprovação da matéria. Por sua vez, o vereador Claudio Tinoco (União) justificou a aprovação, assegurando que “o projeto possibilita permuta de áreas, viabilizando a construção de escolas e melhorias da cidade”. Os demais vereadores da oposição votaram contra, assim como o vereador Edvaldo Brito (PSD).

Louos

O Projeto de Lei nº 310/2023, proposto pelo Executivo, apresenta diversas alterações na legislação municipal relacionada ao uso e ocupação do solo. As modificações mais significativas incluem alterações nos mapas de zoneamento, restrições em áreas de infraestrutura e militares, alterações na Área de Proteção de Recursos Naturais (APRN) de Pituaçu, modificações em Normas de Parcelamento do Solo, isenções de licenciamento ambiental e revogações.

A bancada de oposição e o vereador Edvaldo Brito votaram contra, como ocorreu no projeto anterior. “Esse projeto vem na contramão das matérias ambientais e sem estudo técnico”, considerou Marta Rodrigues. Faltou “participação cidadã”, apontou Sílvio Humberto. “A Louos está em descompasso com o PDDU”, frisou Augusto Vasconcelos. O PL nº 310/23 ganhou quatro emendas.

Galerias

As galerias do Plenário Cosme de Farias foram ocupadas por populares, defensores das matérias do Executivo, e por militantes da causa ambiental, contrários aos projetos. Os ambientalistas apontaram para a possibilidade de “desmatamento de áreas verdes da cidade”.

Fonte: ASCOM CMS
Foto: Fulvio Bahia

Related posts

Bruno Reis “cruza os braços” para a segurança pública, critica Geraldo

Fulvio Bahia

Castramóvel inicia atendimento na região de Stella Maris nesta quarta-feira (29)

Fulvio Bahia

Prefeitura da capital baiana instala grelhas e tampões de ferro antivandalismo

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais