A Coordenação de Salvamento Marítimo (Salvamar) realiza, a partir desta quinta-feira (21), a Semana do Salva-Vidas, em celebração ao Dia Internacional do Salva-Vidas (28 de dezembro). A programação envolve diversas atividades interativas e educativas, tendo como ponto alto a tradicional travessia a nado na região de Itapuã, no dia 28. O pontapé foi dado com um campeonato de futebol na praia de Patamares, na manhã de hoje, com premiação para os participantes.
Na sexta-feira (22), acontece uma atividade na sede da instituição, em Patamares, a partir das 8h, com a participação dos usuários da Apae Salvador, acompanhados pelos pais ou responsáveis. Na ocasião, os assistidos pela instituição vão participar de um banho de piscina e serão orientados sobre como se comportar na praia, evitando acidentes.
“A Semana do Salva-Vidas é muito importante. Faz com que o servidor se sinta pertencente à instituição, dando o start para que a gente consiga iniciar esse verão e o ano de 2024 com muita interação entre os nossos colegas e de forma bastante eficaz”, ressaltou o coordenador da Salvamar, Kailani Dantas.
O gestor fez questão de garantir que, durante as atividades, a população não ficará descoberta. “Nossa segurança vai estar efetiva durante esses dias de comemoração. Não deixaremos de dar segurança para a população”, afirmou.
Demais ações – Na próxima terça-feira (26), ocorrerá o Salva Quathlon Piscina. Segundo Dantas, trata-se de uma modalidade desenvolvida por salva-vidas da Salvamar, que tem algumas atividades pensadas na função de salvar vidas. “Essa atividade é muito bacana”, classificou.
Na quarta-feira (27), haverá uma corrida entre salva-vidas, com início às 8h em Patamares, percorrendo o trajeto até Jaguaribe e retornando ao ponto inicial. No dia seguinte (28), a travessia a nado encerrará as atividades. A Rua K, em Itapuã, será o ponto de partida a partir das 7h, com chegada na
praia de Jaguaribe. Em 2022, a competição recebeu 200 inscritos.
Balanço – Somente neste mês de novembro de 2023, a Salvamar realizou 3.677 ações de prevenção, 27 salvamentos de banhistas e cinco crianças perdidas foram prontamente entregues aos responsáveis. Além disso, os agentes participaram de uma intervenção com animais marinhos. A instituição também promoveu seis cursos, palestras e eventos, dentro das ações de conscientização e educação junto à população. O órgão atua no trecho entre as praias do Jardim de Alah e Ipitanga.
Em 2023, houve um total de 982 ocorrências registradas, sendo janeiro o mês com maior incidência, contabilizando 165 casos. Em contraste, o mês de maio apresentou apenas 14 ocorrências. No ano anterior, em 2022, o registro total de ocorrências foi ligeiramente superior, atingindo 1.008 casos.
Fonte: SECOM PMS
Foto: Divulgação