Ação SocialAlimentaçãoBahiaBahia Sem FomeCombate à Fome

Saeb arrecada cerca de 30 toneladas de alimentos para o Bahia Sem Fome

A Secretaria da Administração (Saeb) encerrou com chave de ouro o ciclo de ações solidárias em prol do Programa Bahia Sem Fome, arrecadando aproximadamente 30 toneladas de alimentos desde março de 2023. Essa iniciativa é vital para garantir o acesso a alimentos em qualidade e quantidade necessárias àqueles em situação de vulnerabilidade social.

Somente no mês de dezembro, a Saeb arrecadou 1,7 tonelada de alimentos não perecíveis por meio de duas ações estratégicas: o Bazar Solidário e o Natal Solidário. O Bazar, realizado nos dias 6 e 7 deste mês, na Saeb, foi marcado pela doação de roupas femininas, masculinas e infantis, além de acessórios de moda e calçados que foram precificados de acordo com os quilos de alimentos correspondentes às peças. Engajados à causa, os servidores aderiram ao bazar, e na ocasião, foram arrecadados 400 quilos de alimentos.

O Natal Solidário, ocorrido no dia 14 deste mês, proporcionou uma dinâmica na qual a doação de dois quilos de alimentos dava direito à participação de sorteio de eletrônicos e eletrodomésticos. O evento contou ainda com apresentações musicais de colaboradores da Saeb, cantores externos e da banda da Polícia Militar da Bahia.

Nessa iniciativa foi arrecadada 1,3 tonelada de alimentos, que foram entregues ao Corpo de Bombeiros e, posteriormente, destinados ao Bahia Sem Fome. O Bazar Solidário foi articulado pela coordenação do Programa Bahia Estado Voluntário. Já o Natal Solidário foi realizado pela Superintendência de Patrimônio (Supat), ambas ligadas à Saeb.

A união faz a força

Kátia Camillo, coordenadora do Programa Bahia Estado Voluntário, agradeceu a adesão e a atuação conjunta dos colaboradores a todas as estratégias adotadas pela secretaria. “Estamos muito felizes com a solidariedade e a participação efetiva de todos. Nós realmente fizemos a diferença em nosso Estado”, disse.

Para o superintendente de Recursos Humanos, Adriano Tambone, a sensibilização é fundamental para a mobilização no voluntariado. “É de fato um trabalho de sensibilizar as pessoas, mostrando que cada um pode contribuir um pouco para que a gente consiga ajudar quem precisa. O importante é não perder de vista este espírito de solidariedade”, salientou.

O superintendente de patrimônio, Hemerson Cardoso Guimarães, enfatizou a importância do espírito coletivo em todas as iniciativas realizadas pela secretaria. “O Natal é uma época de confraternização, de solidariedade. Por isso pensamos em promover o Natal Solidário e quero dizer que, sem a ajuda dos colaboradores, não chegaríamos a esse resultado. O sentimento é de gratidão”, concluiu.

Adriana Gusmão, diretora geral, enfatizou a importância do exercício da solidariedade. “Doar é um ato de amor e todos vocês participaram desse ato! Tenho muita gratidão a todos que participaram e colaboraram conosco”. Nilza Rios, diretora operacional, reiterou o sentimento de gratidão. “Essa entrega tão substancial demonstra o quanto a gente tem pensado no outro. A Saeb está de parabéns. Tenham certeza que vocês estão ajudando muitas famílias”, finalizou.

Voluntariado

O voluntariado transforma! Prova disso foi a união entre colaboradores da própria Saeb e voluntários da plataforma Bahia Estado Voluntário, fundamental para o sucesso de todas as iniciativas em prol de um bem comum: ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Outras ações

Durante os nove meses de ações voltadas para o programa Bahia Sem Fome, a Saeb promoveu diversas iniciativas para engajar os colaboradores e arrecadar donativos para o programa estadual. Eventos como o SAC Solidário; show de comédia do grupo Clã Baiano; feira de livros; concerto beneficente; bazar solidário, além das arrecadações de alimentos através dos pontos de coleta nas unidades da Rede SAC; doações internas dos próprios colaboradores da Saeb e de empresas parceiras.

Quem tem fome tem pressa!

O Bahia Sem Fome é o Programa Estadual de Combate à Fome do Governo do Estado da Bahia, e tem como principal meta assegurar às pessoas em situação de vulnerabilidade social o acesso a alimentos em qualidade e quantidade necessárias à garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável, bem como promover a segurança alimentar e nutricional, reduzindo os índices de insegurança alimentar grave no Estado da Bahia, com foco nas famílias extremamente pobres no campo e na cidade.

Fonte: Ascom/Saeb
Foto: Divulgação

Related posts

Parceria entre Prefeitura de Salvador e Balé Folclórico oferece aulas de dança gratuitas para a população 

Fulvio Bahia

Feira de Santana: Mais de 57 mil idosos utilizam a rede municipal de saúde

Fulvio Bahia

Lauro de Freitas: Drive thru solidário vai trocar alimentos por mudas de plantas nesta segunda-feira (19), na Escola Municipal Dom Avelar Brandão Vilela

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais