O street style, ou estilo da rua, numa tradução mais literal, é uma manifestação da moda urbana na qual se refletem personalidade e aspectos culturais, às vezes não tão literais. Não se rende às tendências passageiras, tem identidade própria e é duradouro, atemporal.
Traduzir em imagens esse estilo requer olhar apurado.
A fotógrafa baiana Stela Alves Dohle capturou, durante 10 anos, imagens de pessoas e seus estilos, selecionou e distribuiu, através de mais de 700 fotos, nas 240 páginas do seu livro “Street Style by Stela Alves”, lançado em novembro. O livro teve consultoria do jornalista baiano Roberto Pires, direção de arte de Biah Schmidt e texto de apresentação da jornalista Adriana Bechara.
A fotojornalista natural de Piritiba, na Bahia, desde sempre escolheu a fotografia como profissão. Antes de mergulhar no mundo da moda trabalhou em veículos como Folha de São Paulo, Estadão e IstoÉ.
Fez vários trabalhos em feiras, em geral na Alemanha, onde vive há 23 anos. Foi convidada para cobrir a fashion week de Berlim. Rodou a Europa cobrindo semanas de moda. Com o passar do tempo este tipo de evento começou a ser reduto de blogueiros, difícil de vender fotos. Chegou o momento em que viu que, definitivamente, não queria fotografar desfiles de moda.
A ideia do livro tomou forma e se concretizou, quando os tempos ficaram difíceis.
Claro que a baiana não poderia deixar a capital do seu estado natal de fora nas suas fotografias. Salvador, com suas cores, cultura e pluralidade está bem representada no livro.
Estela vê a moda como uma expressão do que a pessoa é. Particularmente não é de “acompanhar as tendências”. “A maioria das pessoas são vítimas da moda, mas há pessoas que se sentem bem comprando e usando tendências”, ressaltou ela.
No vasto universo da moda Estela tem preferência e respeito por um estilo em específico: o jeans. “Todas as grifes se curvaram diante do jeans. É a única peça do planeta que nunca sai de moda”, completou.
E para finalizar, a fotojornalista aponta como mudança mais significativa, na indústria da moda, a questão da sustentabilidade, nas suas próprias palavras, “Stela é uma fotógrafa que torce e espera que a indústria da moda, principalmente a de fast fashion, se preocupe a aja de maneira efetiva e prática com a questão da sustentabilidade como Vivienne Westwood e Stella McCartney que pra mim, são ótimos exemplos. Sabemos que a indústria da moda é a que causa mais danos à natureza”.
Fonte: Doris Pinheiro / Rosana Andrade
Fotos: Divulgação