BrasilEleições 2024Política

PSOL e Rede são os partidos que mais cresceram nos últimos 4 anos no Brasil

Um levantamento realizado pelo Estadão comparou os números de filiados e filiadas de todos os partidos brasileiros entre 2019 e 2023, um ano antes das eleições municipais, e constatou que PSOL e Rede, que formam uma federação partidária, foram os partidos que proporcionalmente mais cresceram no período.

O PSOL cresceu 56,7% nos últimos 4 anos, saltando de 184.387 filiados para 288.884 integrantes do partido em todo o Brasil. A Rede, por sua vez, cresceu 76,7%, elevando o número de filiados de 23.968 em 2019 para 42.356 em 2023.

Na contramão está o Novo, partido que mais encolheu no Brasil, reduzindo o número de filiados em 27,6% nos últimos 4 anos. Atualmente são 35.054 integrantes do Novo, enquanto o PSOL é mais de 8 vezes maior que o representante da direita.

Segundo Paula Coradi, presidenta do PSOL, o partido cresceu em função da capacidade de mobilização contra Bolsonaro, da adesão de movimentos como o MTST e pela agenda de defesa das mulheres, da população LGBT, negra e indígena e do meio ambiente.

“O PSOL é uma combinação das pautas históricas da esquerda por justiça social e mais direitos dos trabalhadores com essas pautas que na década de 2010 ganharam muito peso na sociedade”, avalia a presidenta.

Fonte: PSOL
Foto: Divulgação

Related posts

Gordinho da Favela sugere projeto de lei que institui dia da pessoa trancista em Salvador

Fulvio Bahia

Conselho Federal de Medicina se posiciona contra importação de cannabis in natura

Fulvio Bahia

Eleições 2024: Com apoio da atual gestão, Giselda Carvalho, é a pré-candidata à prefeitura de Sento-Sé pelo PT

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais