FiscalizaçãoPrefeitura Municipal de SalvadorSalvadorShow

Festival Virada Salvador: campanha da Transalvador alerta sobre o perigo de beber e dirigir

Por mais um ano, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) faz um alerta para conscientizar a população sobre a importância de adotar posturas responsáveis no trânsito durante o Festival Virada Salvador. A autarquia municipal instalou itens de sinalização (blimps) com frases educativas e veículos acidentados ao longo da Av. Octávio Mangabeira, nas proximidades da Arena Daniela Mercury, onde acontece os festejos.

A campanha visa chamar a atenção sobre as consequências que as imprudências no trânsito podem trazer, especialmente a ingestão de bebida alcoólica. “Com esta ação queremos conscientizar a todos que vierem para o Festival para que não se descuidem e evitem, principalmente, dirigir após terem ingerido bebida alcoólica. Pedimos que optem por transporte coletivo ou veículos por aplicativo. A alegria da festa não combina com desrespeito às regras de trânsito”, afirma Decio Martins, superintendente de Trânsito de Salvador.

Cuidados – De janeiro a novembro de 2023, a capital baiana teve 3.213 sinistros de trânsito, resultando em 3.793 feridos e 99 vítimas fatais. Os principais fatores de risco de acidentes são provenientes da ação humana e podem ser evitados: o excesso de velocidade, o uso de celular na direção e conduzir após consumir bebida alcoólica.

Também neste período, mais de 4,2 mil condutores soteropolitanos foram autuados pelo órgão de trânsito por terem desrespeitado algum dispositivo da Lei Seca. O número representa cerca de 7% do total de abordados na Operação Respeite a Vida, realizada diariamente pela Transalvador a fim de coibir os que insistem em conduzir após consumir bebida alcoólica.

Operação para a Virada – A Transalvador montou uma operação especial de trânsito nas imediações da Arena Daniela Mercury, na Orla da Boca do Rio, durante a realização do Festival Virada Salvador 2024, entre os dias 28 de dezembro e 1º de janeiro. A estratégia visa garantir a mobilidade no trânsito e proporcionar maior segurança aos baianos e turistas que forem curtir as atrações.

Assim como em anos anteriores, não será realizada interdição do tráfego de veículos na região. Os esforços estarão concentrados na segurança dos pedestres e na mobilidade do trânsito na Avenida Octávio Mangabeira, tanto no sentido Itapuã quanto no sentido Pituba.

Para garantir uma melhor fluidez no trânsito e adequada orientação para pedestres e condutores, são instalados painéis de mensagem, faixas e banners nos dois sentidos da via principal, para orientação do público sobre a travessia de pedestres, embarque e desembarque, pontos de ônibus, táxi e mototáxi, e sobre locais onde é proibido parar e estacionar.

As viaturas estarão posicionadas em locais estratégicos para iniciar o acompanhamento e ordenamento do trânsito na região. A operação será realizada de forma mais ostensiva a partir das 15h, horário previsto para o início do movimento de chegada do público para o início dos shows. A fiscalização será intensificada no entorno do evento, para evitar paradas e estacionamentos irregulares na Avenida Octávio Mangabeira. Haverá 14 pontos fixos de fiscalização, além de quatro áreas para fiscalização em rondas, nos bairros do Stiep e Boca do Rio.

Fonte: SECOM PMS
Foto: Jefferson Peixoto

Related posts

Estádio de Pituaçu recebe Campeonato Brasileiro de Futebol para Surdos neste final de semana

Fulvio Bahia

Memorial da Câmara realiza oficina para garantir acessibilidade

Fulvio Bahia

Bruno Reis se reúne com Margareth Menezes e presidente do Iphan em busca de apoio para projetos no Centro Histórico

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais