Educação AmbientalMeio AmbientePreservação AmbientalSalvadorSustentabilidade

Catadores(as) de materiais recicláveis coletam mais 7,2 toneladas de resíduos sólidos até o 3º dia do Festival Virada Salvador

Ação faz parte da 1ª edição do projeto Virada Sustentável: Coleta Seletiva Solidária

Até o 3º dia do Festival Virada Salvador, os catadores e catadoras de materiais recicláveis que trabalham na festa já coletaram mais de 7,2 toneladas de resíduos sólidos. Sendo desviados do aterro sanitário, rios e mares até o momento, 6.215,9 kg de alumínio, 847 kg de PET e 213,5 kg de embalagens de plástico. A iniciativa desenvolvida durante o evento faz parte da primeira edição do projeto Virada Sustentável: Coleta Seletiva Solidária.

Os impactos socioambientais do trabalho desses profissionais são refletidos no dia a dia das cidades, pois são eles os responsáveis por 90% de tudo que é reciclado no país. Em grandes eventos como o Festival da Virada Salvador é fundamental que haja a responsabilidade compartilhada para a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos, gerados durante o evento.

Para Joilson Santana, coordenador executivo do CAMA, “o público desses eventos pode e deve contribuir com a ação dos catadores(as) de materiais recicláveis, entregando latinhas, garrafas de pet e outras embalagens plásticas para esses trabalhadores”. Para melhorar as condições das atividades desempenhadas pelos catadores(as), foi instalada uma central da coleta seletiva solidária, na Arena Daniela Mercury, (Boca do Rio) em Salvador, relata Santana.

Nesta 1ª edição do projeto foram beneficiados cerca de 100 catadores(as) de materiais recicláveis autônomos, ou seja, são profissionais que ainda não fazem parte de associações e cooperativas. O projeto é realizado por 12 associações e cooperativas da capital baiana: Cooperbari, Canore, Camapet, Cooperes, Crun, Coopebrava, Coocreja, Caec, Cooperguary, Cooperlix, Canarecicla, Coleta Cidadã, junto com a ONG Centro de Arte e Meio Ambiente – CAMA, que fazem parte do Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia. E conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador e da Solar Coca-Cola, MPT-BA, MPBA e DPU.

Sobre o Centro de Arte e Meio Ambiente – O CAMA é uma organização socioambiental fundada em 1995, no bairro dos Alagados, em Salvador/Bahia. Desenvolve programas e projetos associados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), referenciados pela Agenda 2030 da UNESCO. A missão é fortalecer a luta por garantia de direitos de indivíduos e grupos vulnerabilizados, por meio da participação nos processos que proporcionem autonomia e inclusão sociopolítica, contribuindo para a construção de uma sociedade social e economicamente justa, democrática, ambientalmente equilibrada, antirracista, antissexista e contra todas as formas de exclusão.

Fonte: Assessoria de Imprensa CAMA
Foto: Fulvio Bahia

Related posts

Cartilha que ensina baianas de acarajé a transformarem dendê em sabão será lançada nesta quarta-feira (15)

Fulvio Bahia

Prefeitura inicia plantio de 50 novas árvores na Avenida Suburbana

Fulvio Bahia

Mobilização chama atenção para prevenção a acidentes com animais no trânsito

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais