Lavagem Sustentável é realizada pelos catadores(as) de materiais recicláveis cooperativados e autônomos
A Lavagem do Bonfim 2024 contará durante todo o dia com ação inédita da coleta seletiva solidária promovida pelos catadores(as) de materiais recicláveis autônomos e cooperativados da capital baiana. A ação socioambiental denominada de Lavagem Sustentável ocorrerá pela primeira vez durante o evento. Mais de 50 trabalhadores(as) farão o percurso coletando materiais recicláveis como: garrafa de pet, latinhas e embalagens de plástico, utilizando carrinhos e bicicleta.
A iniciativa visa garantir a preservação do meio ambiente, sensibilizar os participantes da lavagem quanto a importância da coleta seletiva solidária e a destinação adequada dos resíduos sólidos, gerados durante esse grande evento. Além de oportunizar melhores condições de trabalho e renda para os catadores(as) de materiais recicláveis autônomos e cooperativados envolvidos na ação.
Para Joilson Santana, coordenador executivo do CAMA, a promoção da coleta seletiva solidária na Lavagem do Bonfim é um marco importante para a festa e o meio ambiente, pois o descarte inadequado dos resíduos sólidos causa grandes impactos socioambientais. “Afinal festa boa e festa sustentável é com inclusão dos catadores(as), espero que outros eventos públicos e privados sigam esse exemplo”, relata Santana.
A ação é realizada por 12 associações e cooperativas de Salvador: Cooperguary, Cooperbari, Canore, Camapet, Cooperes, Crun, Coopebrava, Coocreja, Caec, Cooperlix, Canarecicla, Coleta Cidadã e catadores(as) autônomos, junto com a ONG Centro de Arte e Meio Ambiente – CAMA, que fazem parte do Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia. E conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) e da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE).
Sobre o Centro de Arte e Meio Ambiente – O CAMA é uma organização socioambiental fundada em 1995, no bairro dos Alagados, em Salvador/Bahia. Desenvolve programas e projetos associados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), referenciados pela Agenda 2030 da UNESCO. A missão é fortalecer a luta por garantia de direitos de indivíduos e grupos vulnerabilizados, por meio da participação nos processos que proporcionem autonomia e inclusão sociopolítica, contribuindo para a construção de uma sociedade social e economicamente justa, democrática, ambientalmente equilibrada, antirracista, antissexista e contra todas as formas de exclusão.
Fonte: ASCOM ONG CAMA
Foto: Divulgação