BahiaCarnavalPolícia MilitarSegurança Pública

PMBA tem reforço de 29 mil policiais para Operação Carnaval 2024

Contingente terá atuação em pelo menos 75 cidades baianas e em festas populares da capital, como Iemanjá e Fuzuê

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) anunciou nesta terça-feira (23), durante o lançamento da Operação de Segurança para o Carnaval 2024, um contingente de 29 mil profissionais que atuarão no monitoramento dos eventos em pelo menos 75 cidades baianas, incluindo festas associadas à celebração momesca, como a Festa de Iemanjá, Fuzuê, Furdunço e Pipoco. O informe ocorreu no auditório da sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo de Salvador.

O comandante-geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho, enfatizou a importância do planejamento estratégico para garantir um ambiente seguro durante o evento. “O compromisso da PMBA é proporcionar um Carnaval tranquilo, e o efetivo reforçado contribuirá para a segurança e ordem pública, atendendo às necessidades específicas de um evento de grande porte como o Carnaval.”

A presença ostensiva da Polícia Militar em pontos estratégicos busca não apenas prevenir crimes, mas também proporcionar uma sensação de segurança aos foliões. A operação reflete o empenho das autoridades em equilibrar a diversão característica do Carnaval com a responsabilidade de manter a ordem, assegurando que a celebração seja marcada por momentos de alegria e segurança para todos os participantes.

Direitos Humanos

Os profissionais que irão atuar durante o Carnaval participaram de um curso de capacitação promovido pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) com objetivo de incorporar metodologias de atendimento humanizado nas práticas dos agentes de segurança, aprimorando suas habilidades para garantir os direitos fundamentais de populações e grupos vulneráveis em eventos populares.

O evento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador e coordenador do Carnaval da Bahia, Geraldo Júnior, além do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner; os comandantes-gerais da Polícia Militar (PMBA), coronel Paulo Coutinho, e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), coronel Adson Marchesini; a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito; e da diretora do Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT), Ana Cecília Cardoso Bandeira; entre outras autoridades.

Fonte: SECOM GOVBA
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Related posts

Inscrições para 1.180 vagas em cursos do Pronatec têm início nesta quinta-feira (12)

Fulvio Bahia

Secretaria de Políticas para Mulheres lança aplicativo para garantir a segurança das foliãs no Carnaval

Fulvio Bahia

PF prende três pessoas em operação contra grupo que fraudava benefícios do INSS na Bahia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais