BahiaCarnavalCorpo de BombeirosGoverno do EstadoSegurança Pública

Corpo de Bombeiros faz treinamento para o Carnaval 2024 com simulação na Barra  

Um princípio de incêndio, 14 pessoas iniciando processo de afogamento e guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) com o Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar atuando no resgate e atendimento pré-hospitalar (APH). Esse foi o cenário visto por quem passou pela Barra, na capital baiana, na manhã da última terça-feira (30). O simulado fez parte do treinamento da tropa de bombeiros para a atuação no Carnaval 2024. 

A ação contou com três embarcações e uma moto aquática, além de unidades de resgate do 12° BBM/Salvar. De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini, o simulado é a conclusão da capacitação e qualificação do efetivo para a festa. “Fazemos simulados de ocorrências reais para verificar a qualidade do trabalho. Ficou verificado que esta tropa está preparada para atender qualquer demanda em Salvador e a sociedade baiana”, garantiu.

Durante o treinamento realizado na Barra, foi feita a simulação de um princípio de incêndio em embarcação, onde gerou pânico e as pessoas se jogaram no mar. “É uma ação que faz parte da nossa rotina. A meta é levar um atendimento melhor a cada dia para os cidadãos, principalmente no período de Carnaval, que muda a rotina de toda a cidade”, explicou o coronel BM Aloísio Mascarenhas. 

Para o major BM Francisco Duarte, o simulado tem um impacto extremamente positivo na corporação. “Tivemos um efetivo de 76 pessoas no simulado. Iniciamos com o treinamento em mesa, onde estudamos as vias de evacuação. Depois fazemos isso dentro do circuito e culminamos no simulado”, destacou o oficial. 

O soldado BM Alan Serra também falou sobre a importância da ação para a atuação de toda a tropa no Carnaval. “Conseguimos ver a dinâmica do Carnaval, um momento com muitos turistas e possíveis vítimas. Eu, como vítima, durante o simulado, pude entender o sentimento dela e, junto com isso, agregar o meu conhecimento técnico para um melhor atendimento”, concluiu.

A Transalvador também participou do simulado, com o ordenamento do trânsito durante a ação.

Fonte: Ascom/CBMBA
Fotos: Divulgação/CBMBA

Related posts

Professora baiana é processada por presidente da APLB por calúnia e difamação

Fulvio Bahia

Confira as vagas de empregos oferecidas pelo SineBahia nesta quinta-feira (11)

Fulvio Bahia

Prefeitura anuncia fim da epidemia de dengue em Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais