BahiaGoverno do EstadoSaúde

Programa Bahia sem Sonda visa zerar fila das ‘cirurgias benignas da próstata’

O programa ‘Bahia sem Sonda’, lançado pelo Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), completou um mês e já beneficiou mais de 100 pacientes com a realização de cirurgias de próstata.

Os procedimentos são realizados no turno da noite, quando o Hospital do Homem, unidade do HGRS, abre suas salas cirúrgicas com o objetivo de zerar a fila de espera dos pacientes que precisam de uma cirurgia “benigna de próstata”.

Joabe Carneiro, urologista coordenador do Hospital do Homem, explica que o programa é voltado para pacientes que estão em uso de sonda, com trocas regulares e aqueles que têm uma “certa brevidade em realizar a cirurgia”. Ele acrescenta que a ação será mantida para zerar a fila.

Dr. Joabe Carneiro. Foto: Divulgação/SDR

Um dos pacientes atendidos pela iniciativa é o senhor João Evangelista de Oliveira, morador da zona rural de Monte Santo, que fica a 370 quilômetros da capital baiana. Ele contou estar há três meses esperando pela cirurgia de próstata e nem as fortes chuvas na região esta semana impediram que ele viesse para “a capital realizar o procedimento que esperei por tanto tempo”.

Doenças da próstata: quando se fala em próstata, é comum as pessoas associarem de imediato ao câncer, mas existem as chamadas “doenças benignas da próstata”, que precisam de tratamento e cuidados. Um exemplo é a hiperplasia prostática benigna, que acomete os homens a partir dos 50 anos e tem como sintomas: sensação de esvaziamento incompleto, alterações no jato de urina (jato fraco), micção frequente e até retenção urinária.

Há também a prostatite, condição inflamatória, cuja estimativa indica que cerca de 30% dos homens poderão ter a doença em alguma fase da vida.

Fonte: Ascom/HGRS
Foto: Divulgação

Related posts

Fórum debate melhorias dos indicadores educacionais em escolas públicas baianas

Fulvio Bahia

Cravolândia altera decreto e suspende sacrifício de animais; confira

Fulvio Bahia

Áreas de três municípios baianos são ocupadas pelo MST

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais