BahiaGoverno do EstadoInvestimentosMeio AmbienteSustentabilidade

Catadoras e catadores de materiais recicláveis na Bahia serão apoiados com projeto de apoio a geração de renda e capacitação

Acontece nesta segunda-feira (5), no auditório da Secretaria estadual do Planejamento (Seplan), em Salvador, a assinatura do convênio para alocação de recursos financeiros necessários à implementação do Ecorecicla Mais: Consórcio Ambiental de Resíduos Sólidos da Bahia.

O projeto é fruto da parceria da Fundação Banco do Brasil com a Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol), com R$ 4 milhões em investimentos sociais destinados a aumentar a renda e melhorar as condições de trabalho de catadores de materiais recicláveis.

Apoiadora da iniciativa e defensora do papel das catadoras e catadores em transformar o que iria para o lixo em renda e dignidade, a primeira-dama e presidenta das Voluntárias Sociais da Bahia, professora Tatiana Velloso, destacou a importância do Ecorecicla Mais na visibilidade e garantia dos direitos destes profissionais. “Essas pessoas realizam um trabalho lindo e importantíssimo para o meio ambiente, integrando educação social, ambiental e dimensões de sustentabilidade. O projeto Ecorecicla Mais irá fortalecer não apenas a estrutura dos espaços de trabalho, mas, também, a atuação das catadoras e catadores e as condições de vida da categoria”, pontuou ela.

As atividades planejadas para o Ecorecicla Mais envolvem a melhorias da capacidade de gestão dos empreendimentos e da infraestrutura para o processamento e beneficiamento de resíduos sólidos. Há ações focadas na melhoria da logística a partir da implementação de técnicas de triagem e reciclagem.

O projeto vai abranger ações com a participação de estudantes, professores da rede pública, jovens e catadores dos municípios de Alagoinhas, Camaçari, Cardeal da Silva, Entre Rios, Inhambupe, Salvador e Santo Amaro. Haverá, entre outras atividades programadas, a capacitação de mais de 240 catadores e a elaboração de Plano de Sustentabilidade e Comercialização.

Kleytton Morais, presidente da Fundação Banco do Brasil, destaca a importância dessa parceria que reforça o compromisso da Fundação Banco do Brasil com os catadores e catadoras de materiais recicláveis. Desde o início da sua gestão, o presidente vem firmando parcerias para fortalecer os empreendimentos solidários e garantir acesso aos direitos fundamentais desses trabalhadores.

O Ecorecicla Mais é um importante instrumento que tem como propósito melhorar as condições de trabalho de catadoras e catadores de materiais recicláveis da Bahia, aumentar a renda e ampliar a capacidade de gestão dos empreendimentos. A iniciativa ainda contribui com a preservação do meio ambiente, por meio da prestação de serviços ambientais realizados por esses trabalhadores, melhorando a qualidade de vida da comunidade. Todas essas ações fortalecem a Política Nacional de Resíduos Sólidos, reduzem as desigualdades e promovem a cidadania.

Fonte: SECOM GOVBA
Imagem: Divulgação

Related posts

Barreiras: Roda de Conversa sobre “Educação Ambiental e Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos” com acadêmicos marca discussão sobre temática da Semana do Meio Ambiente no município

Fulvio Bahia

Salvador lança Calendário de Turismo Esportivo com 16 grandes eventos até abril de 2025

Fulvio Bahia

“Esse bicentenário é um momento de reflexão sobre muitas lutas por liberdade, por igualdade”, destaca secretária da Seades, Fábya Reis

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais