BahiaEducaçãoEsporteGoverno do EstadoInvestimentos

Sudesb e UFBA retomam discussão sobre projetos e reforma do Complexo Esportivo e Educacional

Dirigentes da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e da Universidade Federal da Bahia (UFBA) se reuniram para discutir parceria em projetos conjuntos. Dentre eles, estão a reforma de parte da estrutura física da UFBA voltada à prática esportiva e a concepção de projetos de lazer comunitário no espaço.

As tratativas seguem o Acordo de Cooperação Técnica, Científica e Cultural já assinado pelas partes juntamente com a Federação Baiana de Atletismo (FBA) para a revitalização do Complexo Esportivo e Educacional (CEE) da Faculdade de Educação (Faced) da UFBA. Dentre as intervenções, estão a instalação de cobertura nas quadras poliesportivas do CEE; a revitalização do campo e das estruturas físicas do equipamento (arquibancada e vestiários); e a reforma da pista de atletismo, que poderá se tornar um importante espaço de celeiro e aperfeiçoamento de talentos na modalidade no estado.

Nesta retomada de análise do projeto, a Sudesb irá atualizar o assessoramento técnico, os orçamentos e o relacionamento para concluir o acordo, que beneficiará mais de 50 mil pessoas do quadro de alunos, técnicos e servidores da universidade baiana, além de moradores de bairros próximos, como o Calabar, o Alto das Pombas e São Lázaro. O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, pontua a relevância desta ação para toda a comunidade baiana e do entorno.

“A Sudesb compromete-se na relação institucional com as federações e no apoio técnico e orçamentário das instalações para tornar esse projeto uma realidade, que será de grande valia para muitas pessoas por meio da iniciação esportiva, da alta performance e do lazer comunitário. Com isso, projetos como o nosso Esporte por Toda Parte, que já possui um núcleo dentro da UFBA, poderá abranger mais modalidades e um maior público, seguindo exemplos de programas históricos federais como o Segundo Tempo e o Programa de Esporte e Lazer nas Comunidades (Pelc).”

Os projetos de aulas e de intervenção são vistos com bons olhos pela gestão da universidade, que esteve presente com o seu vice-reitor Penildon Silva, a superintendente de Administração Acadêmica (Supac), Karina Menezes, a vice-diretora da Faced, Regina Marchesi, e o professor do curso de Educação Física da UFBA, Romilson dos Santos.

“Essa parceria entre a UFBA e a Sudesb/Governo da Bahia é muito importante para viabilizarmos a curricularização da extensão em nossos cursos e ao mesmo tempo ampliarmos a relação com a comunidade ao redor da Universidade. Com certeza, pode se tornar uma referência de parceria entre uma Universidade federal e um governo estadual no campo do esporte, da educação integral e da inclusão social”, afirmou o vice-reitor da UFBa, Penildon Silva Filho.

Fonte: Ascom/Sudesb
Foto: Divulgação

Related posts

Programa Bahia sem Sonda visa zerar fila das ‘cirurgias benignas da próstata’

Fulvio Bahia

Atletismo: Racismo é o tema de palestra do COB pelo Esporte Seguro

Fulvio Bahia

Jungle Fight 115 destaca disputa de cinturão dos leves neste sábado (29)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais