EsporteSalvador

Salvador recebe a 11ª Regata Internacional World Arc nesta quarta (7)

A capital baiana vai receber, a partir desta quarta-feira (7), às 11h, a 11a Regata World Atlantic Rally for Cruising (ARC), na Bahia Marina, na Avenida Contorno, no Comércio. Considerado um dos tradicionais e importantes eventos náuticos internacionais de navegação à vela, a Word Arc tem o apoio institucional da Prefeitura de Salvador e conta com 20 embarcações de 18 diferentes nacionalidades que iniciaram o trajeto na ilha caribenha de Santa Lúcia, em janeiro de 2023, tendo a meta de circum-navegar o mundo.

A competição contou com a assistência do SAC Náutico – Serviço de Atendimento ao Capitão, que funciona no Doca1, no Comércio, para recepcionar as embarcações estrangeiras e agilizar todos os trâmites de entrada no país. “A Prefeitura acredita no potencial da economia náutica como fonte geradora de emprego e desenvolvimento econômico, implementando ações que possam fortalecer a atividade do ponto de vista econômico e turístico”, salientou a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes.

Com tamanhos variando entre os 14 e 20 metros, os veleiros abrigam um total 68 tripulantes, incluindo crianças com idades compreendidas entre os 9 e 14 anos. A titular da pasta salientou a importância turística de eventos deste porte na cidade, neste período em que a capital baiana vive o Carnaval, considerado o maior evento popular de rua do mundo. “O SAC Náutico vai permitir que os participantes tenham mais tempo disponível para explorar a cidade e de participarem desta experiência única que é o Carnaval”, complementou Mila Paes.

“É realmente emocionante retornar a Salvador da Bahia. Este ano, a frota da World ARC tem mais do que o dobro de veleiros da edição do ano passado. Para nós, o novo procedimento de chegada internacional ao Porto é uma introdução realmente positiva – embora um número maior de barcos entre no porto, a nova abordagem simplificada permitirá grande eficiência, propiciando aos marinheiros experimentem sem demora o melhor que Salvador tem a oferecer”, disse o representante da World Arc, Stefano Palumbo.

Trajeto da regata – Para chegarem a Salvador, os participantes estão prestes a completar uma passagem pelo Atlântico Sul com um total de 3.600 milhas náuticas (6.667 km), após uma breve parada na ilha de Santa Helena, localizada no meio do Atlântico. A próxima etapa inclui um período de livre cruzeiro de Salvador para Cabedelo (PB) e, por isso, os participantes podem passar várias semanas explorando a Baía de Todos-os-Santos e o litoral baiano, aproveitando também o Carnaval, antes de se reunirem para fazer a última parte da travessia em conjunto até ao Caribe. O destino final é Santa Lúcia, depois de mais de 26 mil milhas náuticas a velejar a volta do mundo.

A frota atravessou o Canal do Panamá antes de explorar o arquipélago das Galápagos e as ilhas do Pacífico. Marquesas, Ilhas Sociedade, Tonga, Fiji, Vanuatu em rota para a Austrália. Depois de cruzar a Grande Barreira de Corais, o rali visitou Lombok antes de atravessar o Oceano Índico, parando em Christmas Island, Cocos Keeling, Maurícias e Reunião, até chegar na África do Sul a tempo de celebrar o Natal e Ano Novo. No início de janeiro, iniciaram a travessia do Oceano Atlântico com destino ao Brasil fazendo uma paragem na ilha de Santa Helena.

Após Salvador e Cabedelo, o trajeto segue para Granada, no Caribe, antes de terminarem na ilha de Santa Lúcia, em abril deste ano. A rota evita o norte do Oceano Índico, o Mar Vermelho e outras áreas com atividades piratas.

Economia do mar – Em julho de 2021, a Prefeitura implantou o Comitê Náutico de Salvador, reunindo membros do Poder Público municipal, estadual e federal, bem como da sociedade civil. Desde então, o comitê tem tratado da economia náutica com o objetivo de traçar estratégias para o fortalecimento do setor, na capital baiana.

A Semdec concebeu a criação de um SAC Náutico, em modelo inédito no Brasil, com objetivo de reunir todos os serviços relacionados ao setor em um só lugar (conceito one-stop shop), com a participação da Marinha do Brasil (Capitania dos Portos), Receita Federal e Polícia Federal. Além de reunir os principais serviços relacionados ao setor, o SAC Náutico deve ser um impulsionador no desenvolvimento náutico, promovendo ações positivas, bem como ser um hub de ideias para facilitar o progresso do setor na cidade.

Desde a implantação, em outubro de 2023, o município vem trabalhando em temas associados à comunidade náutica e apoiando iniciativas como a Regata de Aratu – Maragojipe, Regata da Primavera, 1° Regata da Solidariedade e Tour das Ilhas. Além disso, teve participação no Salão Náutico Internacional com Grand Pavois – 1ª vez que a marca do Grand Pavois é utilizada em um Salão Náutico fora da cidade de La Rochelle, na França. Salvador também vem investindo na recuperação e modernização de rampas públicas de acesso ao maR.

Fonte: SECOM PMS
Foto: Divulgação

Related posts

Alunos idosos do EJA, em Salvador, dão lição de superação e dedicação aos estudos

Fulvio Bahia

Viva Salvador: evento de ciclismo Pedal da Cidade ocorre no Parque dos Ventos neste domingo (02)

Fulvio Bahia

Brasil tem domingo dourado no Mundial de atletismo paralímpico

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais