Na ultima quinta-feira (08), a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), liderou a primeira blitz educativa da campanha “Meu Corpo Não é Sua Fantasia” no coração de Salvador. A iniciativa, que visa combater a importunação sexual e a violência contra a mulher durante as festividades carnavalescas, mobilizou um grupo de pessoas que percorreu as ruas do centro da cidade em conversas com foliões, que de imediato aderiram à campanha.
“Estamos hoje, no primeiro dia de Carnaval, e vamos sair para trabalhar. Vamos combater a importunação sexual e a violência contra a mulher no circuito. Porque tudo aquilo que a mulher não aceita, tudo o que ela disser ‘não’, é ‘não”, disse a republicana.
A campanha “Meu Corpo Não é Sua Fantasia” não se limita a Salvador, sendo reconhecida nacionalmente por sua eficácia. O projeto foi adotado como referência pela prefeitura de Goiânia e pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, do governo federal. Seu objetivo é proporcionar um ambiente mais seguro para as mulheres durante as festividades, enfatizando o respeito mútuo e a importância da denúncia.
Durante a ação, foram distribuídos materiais informativos que abordam de forma direta e educativa a importância da denúncia e da conscientização sobre comportamentos inadequados. A blitz marca o início de mais uma edição da campanha que, desde 2019, tem se destacado internacionalmente por seu impacto social e relevância na prevenção de abusos.
Fonte / Foto: ASCOM Ver Ireuda Silva