ArteCulturaLazerMuseuSalvadorTeatro

Goethe-Institut anuncia lançamento da temporada 2024 do programa de residência Vila Sul com tema “Espaço Urbano: a quem pertence a cidade?”

Doze residentes serão divididos em três grupos em 2024

O Goethe-Institut-Salvador-Bahia realizará, no dia 21 de fevereiro, o evento de lançamento da temporada 2024 de residências do programa internacional de residência artística Vila Sul 2024, que reúne, desde 2016, artistas de várias partes do mundo visando incentivar o intercâmbio global e trocas criativas com a cena cultural da capital baiana. Neste ano, o programa traz como tema central “Espaço Urbano: a quem pertence a cidade?”.

Doze residentes de diversos países, incluindo Alemanha, Canadá, Cabo Verde, África do Sul e Porto Rico, entre outros, serão divididos em três grupos ao longo do ano. Entre estes residentes, estão as quatro pessoas que integram o programa paralelo Intitulado “Rethinking the South – Repensando o Sul”, que  marca o segundo ano de cooperação entre a Fundação KfW de Frankfurt e o Programa Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia. . A fundação concederá quatro bolsas de residência a cada ano, oferecendo uma oportunidade única para os artistas explorarem e se envolverem com as questões urbanísticas e históricas.

As 12 pessoas residentes de 2024 têm em comum focos de trabalho e pesquisa voltados para questões relacionadas ao espaço e cidade e são das áreas de arquitetura, performance, artes visuais, cinema, literatura e música. 

Leonel Henckes, Diretor do Programa Internacional de Residência Artística Vila Sul, destaca a importância do tema deste ano: “Mais de 50% da população mundial vive em cidades. E essa tendência está aumentando. Hoje nos deparamos com a questão: como queremos continuar a desenvolver nossas cidades? Como é uma cidade sustentável e o que a caracteriza?”.

Salvador, conhecida por sua rica história afrobrasileira e seu presente pós-colonial, serve como um contexto inspirador para explorar essas questões. Henckes continua: “Quem construiu a cidade e para quem? Quem a habita hoje? Como as cosmogonias não eurocêntricas influenciam a coexistência urbana e como isso pode ser moldado em perspectiva?”.

Sobre o programa de residência artística Villa Sul

Oficialmente inaugurada em novembro de 2016, a Vila Sul é a terceira residência artística no âmbito geral das 150 unidades do Goethe-Institut existentes no planeta, e primeira e única da rede no “sul global”, abaixo da Linha do Equador. A sua proposta é fortalecer interlocuções entre o Brasil e demais países do hemisfério sul a partir da presença de artistas de todo o mundo, genuinamente interessados em perspectivas sociopolíticas e culturais desta metade do planeta. 

Sobre o Goethe-Institut:

O Goethe-Institut é um instituto cultural da República Federal da Alemanha, fundado em 1951, que se dedica a fomentar o diálogo entre culturas e é a maior instituição de ensino de alemão no mundo. Com uma rede de 150 unidades em 98 países de todos os continentes, o Goethe-Institut Salvador-Bahia, criado em 1962, promove a aprendizagem da língua alemã, divulga uma imagem abrangente da Alemanha e realiza colaborações locais, nacionais e internacionais na área da cultura, com numerosos parceiros públicos e privados.

Fonte: Darana RP
Foto: Divulgação

Related posts

Circuito Afrobapho movimenta Novo Horizonte nos dias 18 e 19

Fulvio Bahia

Cantor e compositor Gil Félix lança novo álbum “Ubalafon” com homenagens à herança africana

Fulvio Bahia

Primeiro dia de cadastramento de ambulantes para festas populares supera 11 mil inscrições

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais