Câmara Municipal de SalvadorEducaçãoPolíticaSalvador

Em sessão ordinária, vereadores debatem educação na CMS nesta segunda (19)

Abertura do ano letivo e portaria de aprovação em massa na rede estadual de ensino marcaram os pronunciamentos

Educação foi o principal assunto tratado pelos vereadores na sessão ordinária desta segunda-feira (19). A abertura do ano letivo nas redes municipal e estadual, a inauguração da Escola Municipal Anita Barbuda, no Nordeste de Amaralina, e a portaria do Governo do Estado da Bahia aprovando automaticamente todos os alunos da rede pública marcaram os pronunciamentos de Claudio Tinoco (União), Alexandre Aleluia (PL), Téo Senna (PSDB) e Cris Correia (PSDB).

Na sessão ordinária aberta pelo presidente da Câmara, vereador Carlos Muniz (PSDB), e conduzida por Isnard Araújo (PL), o vereador Claudio Tinoco informou que o prefeito Bruno Reis inaugurou na manhã desta segunda-feira a nova Escola Municipal Professora Anita Barbuda. Disse ainda que o equipamento possui piscina semiolímpica, tem área construída de 2,3 mil metros quadrados e capacidade para até 480 alunos por turno, representando uma ampliação de mais de 400% no número de vagas em comparação à estrutura anterior. 

Sobre a aprovação automática na rede de ensino estadual, informou que a APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia denunciou a Portaria nº 190 do Governo do Estado da Bahia. Conforme Tinoco, a APLB-Sindicato é contra a reprovação em massa ou automática. Disse ainda: “A aprovação precisa respeitar o processo pedagógico, respeitando o tempo de aprendizagem dos alunos de forma qualificada para que possam cumprir o percurso escolar da melhor forma”.

O vereador Alexandre Aleluia destacou a infraestrutura da Escola Municipal Anita Barbuda, parabenizou o prefeito pela inauguração de mais um colégio em Salvador. A vereadora Cris Correia (PSDB) também ressaltou a qualidade do novo equipamento de ensino e reforçou o pronunciamento de Tinoco em relação às críticas da APLB-Sindicato sobre a portaria de aprovação em massa dos alunos do ensino médio da rede estadual.

No entendimento do vereador Téo Senna, “a aprovação de todos os alunos da rede estadual de ensino é uma falta de respeito ao processo pedagógico”. Ele parabenizou a APLB-Sindicato pela postura e frisou que a medida é uma verdadeira afronta à educação.

A vereadora Marta Rodrigues (PT) disse que acompanhou a abertura do ano letivo da rede estadual de ensino. Ela observou que o governador Jerônimo Rodrigues participou da aula inaugural da rede estadual de ensino no novo Colégio Estadual de Tempo Integral Georgina e Melo Erisman, em Feira de Santana. A abertura do ano letivo aconteceu nas 1.082 escolas e nos 674 anexos espalhados pelos 417 municípios.   

“A educação tem que ser levada a sério”, afirmou o vereador Luiz Carlos Suíca (PT) ao analisar a abertura do ano letivo nas redes municipal e estadual.

Meio ambiente

Ações para reduzir a emissão de gases que causam o efeito estufa foram defendidas pelo vereador André Fraga (PV), que relacionou a questão ambiental à fala da cantora Baby do Brasil, no Carnaval de Salvador, quando causou surpresa ao anunciar um apocalipse em meio à folia e em diálogo com a cantora Ivete Sangalo. O assunto ganhou manchetes dos veículos de comunicação.

Fonte: CMS
Foto: Fulvio Bahia

Related posts

Áreas de três municípios baianos são ocupadas pelo MST

Fulvio Bahia

Salvador inicia 10ª Semana do Bebê com enfoque na primeira infância e amamentação  

Fulvio Bahia

Entenda as responsabilidades dos municípios na educação pública

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais