A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), comemorou os avanços conquistados pelo Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra da Mulher Soteropolitana (SIMM Mulher). Ela destaca que o serviço, idealizado por ela e implementado pela prefeitura, visa gradualmente combater os elevados índices de desemprego em Salvador, especialmente entre grupos historicamente marginalizados e discriminados, como as mulheres e, mais especificamente, as mulheres negras. Os dados mostram que, de 2020 até agora, 4.978 mulheres foram capacitadas e encaminhadas ao mercado de trabalho.
“Ao observar e vivenciar a dinâmica social de Salvador, percebi a urgência de implementar um projeto como o SIMM Mulher. Em meio à pandemia, que começou em 2020, o SIMM Mulher desempenhou com sucesso a sua finalidade original: assegurar oportunidades de emprego para as mulheres da capital baiana, contribuindo para o empoderamento delas e impulsionando a nossa economia. E hoje o projeto é uma política pública permanente, que vem transformando a vida de milhares de famílias na capital baiana”, pontua Ireuda.
No primeiro trimestre do ano passado, a taxa de desemprego em Salvador atingiu 16,7%, enquanto na região metropolitana alcançou 16,9%, ambas superiores à média registrada na Bahia como um todo. No decorrer do primeiro trimestre de 2023, Salvador contava com 1,33 milhão de pessoas ocupadas e 267 mil desempregadas. Na região metropolitana, 1,81 milhão de indivíduos estavam empregados, enquanto 368 mil enfrentavam a situação de desocupação.
Fonte / Foto: ASCOM Ver Ireuda Silva – Republicanos