BrasilEconomiaMeio AmbientereciclagemSustentabilidade

Catadores(as) de materiais recicláveis da Bahia se reúnem pela primeira vez com Tribunal Regional do Trabalho – TRT- 5

Encontro acontece na semana que é celebrado o Dia Mundial dos  Catadores (as) de materiais recicláveis

Na semana que é celebrado o Dia Mundial dos Catadores(as) de materiais recicláveis, neste dia 1º de março, os representantes de diversas associações e cooperativas integrantes do Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia se reuniram com o Tribunal Regional do Trabalho – TRT 5. 

A data de 1º de março é destacada em memória às vítimas do massacre de Ottawa, ocorrido na Universidade Livre de Ottawa, na Colômbia, em 1992, quando 11 catadores foram assassinados no trabalho, com o objetivo de tráfico de órgãos. 

A reunião aconteceu na manhã da última quinta-feira (29), na sede do TRT- 5, em Salvador, a convite da Juíza do Trabalho, Dra. Adriana Manta com intuito de conhecer as demandas dos catadores e catadoras de materiais recicláveis da Bahia e construir ações de parceria com o segmento.

De acordo com Joilson Santana, coordenador executivo da ONG CAMA e do Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia, sinaliza que conforme dados da ONU são cerca de 15 milhões de catadores(as) no mundo. Destes, mais de 1 milhão estão atuando no Brasil, sendo que na Bahia, mais de 31 catadores(as), profissionais essenciais para a preservação do meio ambiente. 

A ONG CAMA e o Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia conseguiram mobilizaram e articularam representantes dos catadores(as) de diversos municípios do estado: Eunápolis, Barreiras, Inhambupe, Ichu, Salvador, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Santo Amaro, Jacobina, Costura, Guanambi, entre outros.

Sobre o Centro de Arte e Meio Ambiente – O CAMA é uma organização socioambiental fundada em 1995, no bairro dos Alagados, em Salvador/Bahia. Desenvolve programas e projetos associados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), referenciados pela Agenda 2030 da UNESCO. A missão é fortalecer a luta por garantia de direitos de indivíduos e grupos vulnerabilizados, por meio da participação nos processos que proporcionem autonomia e inclusão sociopolítica, contribuindo para a construção de uma sociedade social e economicamente justa, democrática, ambientalmente equilibrada, antirracista, antissexista e contra todas as formas de exclusão.

Related posts

Dinamarca anuncia doação de R$ 110 milhões para Fundo Amazônia

Fulvio Bahia

Quebrar o silêncio ajuda a prevenir suicídios, dizem especialistas

Fulvio Bahia

Brasil cai cinco posições em ranking de ação climática

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais