BrasilEconomiaMeio AmbientereciclagemSustentabilidade

Catadores(as) de materiais recicláveis da Bahia se reúnem pela primeira vez com Tribunal Regional do Trabalho – TRT- 5

Encontro acontece na semana que é celebrado o Dia Mundial dos  Catadores (as) de materiais recicláveis

Na semana que é celebrado o Dia Mundial dos Catadores(as) de materiais recicláveis, neste dia 1º de março, os representantes de diversas associações e cooperativas integrantes do Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia se reuniram com o Tribunal Regional do Trabalho – TRT 5. 

A data de 1º de março é destacada em memória às vítimas do massacre de Ottawa, ocorrido na Universidade Livre de Ottawa, na Colômbia, em 1992, quando 11 catadores foram assassinados no trabalho, com o objetivo de tráfico de órgãos. 

A reunião aconteceu na manhã da última quinta-feira (29), na sede do TRT- 5, em Salvador, a convite da Juíza do Trabalho, Dra. Adriana Manta com intuito de conhecer as demandas dos catadores e catadoras de materiais recicláveis da Bahia e construir ações de parceria com o segmento.

De acordo com Joilson Santana, coordenador executivo da ONG CAMA e do Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia, sinaliza que conforme dados da ONU são cerca de 15 milhões de catadores(as) no mundo. Destes, mais de 1 milhão estão atuando no Brasil, sendo que na Bahia, mais de 31 catadores(as), profissionais essenciais para a preservação do meio ambiente. 

A ONG CAMA e o Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia conseguiram mobilizaram e articularam representantes dos catadores(as) de diversos municípios do estado: Eunápolis, Barreiras, Inhambupe, Ichu, Salvador, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Santo Amaro, Jacobina, Costura, Guanambi, entre outros.

Sobre o Centro de Arte e Meio Ambiente – O CAMA é uma organização socioambiental fundada em 1995, no bairro dos Alagados, em Salvador/Bahia. Desenvolve programas e projetos associados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), referenciados pela Agenda 2030 da UNESCO. A missão é fortalecer a luta por garantia de direitos de indivíduos e grupos vulnerabilizados, por meio da participação nos processos que proporcionem autonomia e inclusão sociopolítica, contribuindo para a construção de uma sociedade social e economicamente justa, democrática, ambientalmente equilibrada, antirracista, antissexista e contra todas as formas de exclusão.

Related posts

Concurso do Ibama terá 460 vagas com salários de R$ 9,9 mil

Fulvio Bahia

Governo do Estado entrega 53 casas em Dário Meira e anuncia obras de infraestrutura para recuperação da cidade

Fulvio Bahia

Cannabis medicinal: evidências científicas no combate à ansiedade

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais