A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan), apresentou na última quinta-feira (29) à equipe da Seplan a versão preliminar dos estudos que serão lançados no evento Pensar a Bahia, que acontece dia 20 de março, no auditório do Banco Central do Brasil (Centro Administrativo da Bahia – CAB, 1ª Av., 160), das 8h30 às 12h.
Os estudos “Logística de transportes como fator de desenvolvimento regional” e “Economia de baixo carbono e o enfrentamento da pobreza” foram discutidos com o objetivo de incorporar contribuições dos superintendentes e especialistas da secretaria.
“A Seplan vem convergindo interesses dos pontos de vista nacional e regional e esses são temas de absoluta relevância, estruturantes, transversais, talvez por já estarem em um grau de maturidade maior, dialogam muito com o que estamos trabalhando”, comentou o secretário Cláudio Peixoto, que reforçou ainda a importância do Estado voltar a valorizar o planejamento de longo prazo.
O diretor de Estudos da SEI, Edgard Porto, contextualizou o projeto Pensar a Bahia diante do papel da SEI de oferecer subsídios para o planejamento estratégico de longo prazo para a Bahia. “Esses dois estudos foram elaborados de forma colaborativa ao longo dos últimos dois anos e trazem sugestões de estratégias e projetos para o desenvolvimento do estado”.
Os trabalhos foram apresentados pelo coordenador de Recursos Naturais e Ambientais da SEI, Anderson Gomes, e pela técnica da SEI Aline Virgílio, a recebeu contribuições dos superintendentes da Seplan Milton Filho (Gestão Estratégica), Luiza Amélia Mello (Cooperação Técnica e Financeira para o Desenvolvimento), o coordenador executivo de Planejamento Territorial e Articulação para Consórcios Públicos, Thiago Xavier, os especialistas Alberto Valença e Ronald Lobato, entre outros colaboradores.
Fonte: Ascom/SEI