ArteBahiaCinemaCulturaHomenagemImprensaSalvador

Pré-lançamento de filme celebra legado de Ruy Barbosa

Evento aconteceu no cinema Glauber Rocha, na noite da última, segunda-feira (4)

Com a presença de juristas, jornalistas e autoridades baianas, foi lançado, no Cine Glauber Rocha, o filme “A Voz de Ruy – O arquiteto da República”. O evento aconteceu na noite de segunda-feira (4) e lotou duas salas do complexo cultural na Praça Castro Alves. A obra narra a história de um dos mais notáveis brasileiros de todos os tempos e principal responsável pela construção dos nossos alicerces republicanos.

O presidente da ABI, instituição que idealizou o projeto, Ernesto Marques, conta que o filme é o ponto alto de uma série de projetos pensados para rememorar o legado de Ruy Barbosa. Ele disse ainda que há um movimento de transformar o museu Casa de Rui Barbosa em Casa da Palavra de Ruy Barbosa, pois a palavra unifica todas as facetas do homenageado. “O Ruy jornalista, advogado, diplomata se serviu principalmente da palavra. Foi ela, a palavra, o seu grande instrumento de trabalho”, definiu Ernesto.

Para o diretor geral da obra, Belisário Franca, lançar um filme é sempre um prazer que também gera muita expectativa. Segundo ele, a repercussão do trabalho dirá se o caminho seguido foi o correto. “Isso é muito bom porque nosso fazer é dialógico. A gente está conversando com quem vai assistir”, disse. De acordo com Belisário, já há conversas para levar o longa-metragem para outros espaços, como plataformas de streaming e canais de TV, para assim atingir um público maior.

Além disso, se espera que “A Voz de Ruy” se torne uma importante ferramenta pedagógica. “Uma obra dessa se adequa a uma distribuição nas escolas e universidades, passando a ser um documento organizado do que foi a vida de Ruy”, concluiu Belisário.

Baixo orçamento e alta qualidade

O produtor Maurício Magalhães, da Giros, destacou que “A Voz de Ruy” é uma obra de baixo orçamento e alta qualidade. Ele agradeceu muito aos apoiadores e patrocinadores e frisou a importância de se investir no audiovisual. “O cinema é uma indústria criativa. É nosso desejo que o Brasil possa emplacar grandes produções e assim possamos mostrar muito mais do que nós somos. Vamos levar a sério: as políticas culturais”, disse.

O coprodutor Maurício Xavier apontou a importância dos arquivistas que preservam acervos de documentos e imagens, que são fundamentais para a produção de obras como “A Voz de Ruy”. “É muito importante, que além de produzir, saibamos preservar”.

O filme tem o patrocínio do Governo do Estado da Bahia, via Secretarias da Cultura e da Fazenda, através do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural – Fazcultura e ACELEN. É uma produção da DPE Entretenimento e Giros Filmes, com apoio da ABI.

O lançamento contou com o apoio do Instituto Rui Barbosa-IRB, Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia-CAAB, OAB/BA e Sebrae.

A direção é assinada por Fernanda Miranda e Pedro Sprejer. A direção geral é de Belisário Franca e a pesquisa e argumento de Nelson Cadena.

Fonte: Viapress
Foto: Agência Edgard de Souza

Related posts

Embasa e Bahiagás firmam protocolo de intenção para geração de bioenergia

Fulvio Bahia

Museu Vivo da Cidade monta exposição no Eugênio Teixeira Leal

Fulvio Bahia

Uso de nova tecnologia qualifica e agiliza atividades do projeto Quilombo Legal

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais