ArteCulturaExposiçãoLazerMulherSalvador

Exposição Carolinas realiza oficina gratuita neste domingo

A exposição sobre Carolina de Jesus, em cartaz na Caixa Cultural Salvador, realiza, neste domingo (10), a oficina “Carolinas na trilha espiralar da kalunga: processos de criação afrocentrados”, com a pesquisadora Raffaella Fernandez.

A ação pretende possibilitar ao grande público conhecer parte do espólio literário de Carolina Maria de Jesus, em conexão com suas raízes africanas e com as produções artísticas de outras Carolinas no território amefricano.

Compreende-se que, a partir de suas obras, é possível problematizar o fazer artístico negro-centrado como um fazer que pode ser tanto estético quanto político, além de permitir o debate sobre artes, gênero e etnia, racismo, empoderamento feminino e contracolonialidade. Dessa forma, evidencia-se o poder e a importância da arte realizada pelas sensibilidades e pensamentos de mulheres negras.

Durante a oficina, serão discutidos o cosmograma bacongo, o tempo espiralar e os adinkras africanos como bases de sustentação do caráter proverbial que acompanha o projeto literário da autora.

Sobre Raffaella Fernandez

Raffaella Fernandez é pesquisadora do Instituto de Estudos Brasileiros da USP e  compõe o conselho editorial da Companhia  das Letras que está organizando e publicando a obra completa de Carolina Maria de Jesus.

É pós-doutora em Estudos Culturais e Decolonialidade pelo PACC/UFRJ (2020). É autora de “A poética de resíduos de Carolina de Jesus”, resultado de sua pesquisa de doutorado em Teoria e História da Literatura pela Universidade de Campinas (Unicamp).

Organizou os livros póstumos  de Carolina intitulados” Onde estaes felicidade?” (2014/2022), “Meu sonho é escrever” (2018), “Clíris, poemas recolhidos” (2019), “Casa de alvenaria” (2021), “O escravo” (2023) e tem diversos artigos e ensaios publicados dentro e fora do Brasil sobre os manuscritos e datiloscritos da mesma autora. Coordena o Grupo de Pesquisa Decoloniais Carolina de Jesus (UFRJ/ CNPq)

Serviço:

O que: Oficina Carolinas na trilha espiralar da kalunga de processos de criação
Quando: domingo (10), às 15h
Onde: Caixa Cultural Salvador
Quanto: Gratuito
Classificação: A partir dos 12 anos

Fonte: Viapress
Card: Divulgação

Related posts

Cineclube Mafuá reúne amantes do cinema de todas as idades em sessões gratuitas mensais, na cidade de Santa Teresinha

Fulvio Bahia

São João do Food Park Salvador é opção de diversão para famílias  

Fulvio Bahia

Coletivo Mocambo, organização nacional de combate ao racismo será lançado em Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais