A Hemoba promoveu, na útima sexta-feira (8), uma programação especial nas suas unidades da capital e do interior para celebrar as mulheres doadoras de sangue, dentro da campanha “Doe a sua bolsa mais bonita!”, nas redes sociais, para incentivar a doação feminina. Em Salvador, no Hemocentro Coordenador, houve uma apresentação da cantora Bambolê, que alegrou a todos os presentes com sua voz e talento.
Além disso, foram oferecidos às candidatas à doação serviços de estética facial e corporal e massoterapia. Estiveram presentes para doar sangue o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), o grupo Amigos de Lia e Instituto Analice “Mulheres de Mãos Dadas”, que atende famílias em vulnerabilidade social.
Para as colaboradoras da fundação, foi realizado um café da manhã no auditório com uma palestra de Elisabete Rocha, terapeuta holística transpessoal. A programação foi uma homenagem às profissionais e pacientes da instituição e às doadoras, que salvam vidas e inspiram outras pessoas com seu exemplo de solidariedade.
A cada ano aumenta o número de doadoras nas unidades de coleta da fundação em todo o estado da Bahia. Em 2023, 81.485 mulheres doaram sangue, um número 11% maior do que o assinalado em 2022, quando 73.349 fizeram a doação.
Em comparação ao homem, a mulher tem uma diferença em relação ao intervalo entre uma doação e outra, devido à reposição dos estoques de ferro, que, no sexo feminino, é mais demorada em virtude das perdas durante os ciclos menstruais. A mulher pode doar até três vezes em um período de 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações. Já o homem pode doar até quatro vezes em um período de 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações.
Embora a maioria da população reconheça a importância da doação de sangue, ainda persistem alguns mitos que afastam as pessoas deste ato de solidariedade. Entre eles, há aqueles relacionados à condição feminina, como a falsa ideia de que mulheres não podem doar sangue durante a menstruação ou as grávidas ou que estejam amamentando são impedidas de doar. As lactantes devem aguardar 12 meses após o parto e, no período pós-parto, a mulher poderá ser doadora após 90 dias em casos de parto normal e 180 dias em caso de cesariana, se não estiver amamentando.
Onde Doar
Amanhã, a unidade móvel da Hemoba estará no Salvador Shopping, das 8h às 17h, com intervalo de uma hora para o almoço. As unidades fixas da Hemoba funcionam com o seguinte horário: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e, aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior do estado, consultar o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br/ .
Critérios para doação
Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.
No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por, pelo menos, duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por, no mínimo, seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas quatro horas anteriores ao procedimento.
Fonte: Ascom/Hemoba
Foto: Divulgação