ArteBrasilCinemaCulturaFestival

Festival comKids abre inscrições para conteúdos interativos em sua 15ª edição

Evento gratuito híbrido acontece em agosto e setembro e conta com competição de obras digitais, mostra de filmes, e atividades formativas

A 15ª edição do Festival comKids tem neste ano uma competição que busca pelo conteúdo digital interativo que contribui com a formação cultural e educacional das infâncias e juventudes contemporâneas. O evento híbrido e gratuito, que acontece na cidade de São Paulo e conta com a transmissão de atividades na internet, tem foco na recente produção audiovisual, digital e interativa infantojuvenil, produzida e criada na Ibero-América.

Neste ano, o comKids conta com três ações: a Competição de obras digitais e interativas infantojuvenis, nas categorias  App, Game, Livro Digital, Lúdico Digital, Projeto 360º e Podcast, a Mostra audiovisual com produções para o público infantojuvenil, e as Atividades formativas, com painéis e workshops que colocam em pauta os debates da atualidade na área, a formação profissional e o fomento do setor da produção cultural audiovisual, digital e interativa para crianças. A novidade nesta edição é a criação de uma nova categoria, a Lúdico Digital, que inclui projetos ou experiências digitais que envolvem gamificação, ludificação, engajamento saudável e outras originalidades.      

O evento, que conta com ações de acessibilidade, reúne profissionais e interessados nos setores de comunicação, tecnologia, entretenimento e infância de maneira geral, além de crianças, educadores e famílias.

Criado há 15 anos pelo Midiativa e pela Singular, o “selo” comKids-Comunicação e Infância, tem como objetivo principal o compromisso com a responsabilidade social e desenvolvimento cultural por meio de ações de promoção e reconhecimento de conteúdos audiovisuais, digitais e interativos para o público infantojuvenil.

A competição de conteúdos interativos do Festival comKids acontece a cada dois anos, desde 2018. Em 2022, foram 72 inscritos, com destaque para os conteúdos de multiplataforma, com 23 produções, e os livros digitais, com 18 títulos. Oito países ibero-americanos tiveram suas obras exibidas, com a maioria brasileira (44), e Colômbia e Argentina com volume a ser destacado (10 e 9 respectivamente). Os principais vencedores foram:

Categoria Apps

– Inventar | Canal Pakapaka, Argentina

Categoria Games

– Laidaxai y el árbol negro | Daniela Fernandez, Argentina

Categoria Multiplataforma

– Animalxs |  Eureka / Canal Capital, Colômbia

Categoria Livros Digitais

– La máquina de mirar estrellas | Fund. Cultural Entrelíneas, Chile

Categoria Podcast

– A Menina e o Tempo | Tímpano, Brasil

A expectativa é que este ano o número de inscritos aumente, já que a produção digital tem ritmo produtivo acelerado em todo o mundo, e o Brasil vem contando com incentivos que refletem na criação de conteúdo de alta qualidade tecnológica. As inscrições podem ser feitas neste link Inscreva-se aqui. Realizado desde 2009 no Brasil, o Festival comKids é dedicado à premiação, valorização, promoção e difusão de conteúdos audiovisuais e digitais para crianças e adolescentes. O Festival trabalha para que estes públicos tenham acesso a filmes e programas de qualidade e trata de ampliar a consciência de produtores, criadores e interessados em geral a respeito da importância do audiovisual para a formação de uma geração altamente consumidora de conteúdos presentes nas mais diversas telas. 

Fonte: ASCOM comKids

Related posts

Sandra Simões celebra na Casa da Mãe 10 anos do seu CD Sou Bamba e Rock´n Roll

Fulvio Bahia

Moradores do campo também são afetados pela fome no Brasil

Fulvio Bahia

Tesouros do Porto da Barra: fortes reverenciam artistas amigos e apaixonados pela Bahia  

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais