Na manhã da última segunda-feira (18), o Programa Bahia Sem Fome (BSF) participou de um encontro com a primeira-dama do Estado e presidenta das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Tatiana Velloso, no Palácio da Aclamação, em Salvador. O objetivo da reunião foi avançar no diálogo sobre o processo de capacitação para as organizações sociais selecionadas no edital Comida no Prato, que teve o resultado divulgado na sexta-feira (8).
Na ocasião, a comitiva do BSF conheceu o espaço a ser usado pelo programa, que conta com auditório e cozinha equipada. “Essa parceria vai nos ajudar muito na gestão do BSF, porque tem estruturas adequadas para que a gente possa desenvolver processos de capacitação sobre produção, manipulação, reaproveitamento, boas práticas de fabricação, gestão e administração. A cozinha é equipada com utensílios, infraestrutura e equipamentos, onde iremos desenvolver experimentos e atividades práticas com as pessoas que irão atuar nas cozinhas, com nutricionistas, coordenadores, produzindo e reaproveitando alimentos”, pontuou o coordenador-geral do BDF, Tiago Pereira.
O objetivo é iniciar com a proposta em Salvador, em um projeto com bolsitas para apoiar in loco e, em seguida, estender para outros municípios baianos. “Vamos fazer um processo de capacitação para, através dessas organizações, fortalecer a Rede de Equipamentos Integrados para o Combate à Fome. E a gestão da professora Tatiana Velloso nas Voluntárias Sociais tem um acúmulo em conhecimentos e processos metodológicos que vai nos ajudar muito a consolidar essa ação do Comida no Prato no estado da Bahia, principalmente em Salvador e Feira de Santana”, explicou Pereira.
A ação é prioridade da Política Pública de Combate à Fome do BSF, pois, segundo a primeira-dama Tatiana Velloso, “a fome é a pauta mais urgente do governo”. A definição de cronograma é o próximo passo de avanço do edital, que vai garantir alimentação para 20 mil pessoas em situação de vulnerabilidade na Bahia.
Sobre o Bahia Sem Fome
O Bahia Sem Fome é o programa estadual de Combate à Fome do Governo da Bahia, uma resposta à crise nacional que deixou mais de 33 milhões de brasileiros em situação de fome, incluindo 1,8 milhão na Bahia, segundo dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan). A iniciativa busca garantir o acesso a alimentos de qualidade para aqueles em situação de vulnerabilidade, promovendo segurança alimentar e nutricional e reduzindo os índices de insegurança alimentar grave. Por meio de uma abordagem intersetorial, o BSF mobiliza todas as áreas do governo estadual e diversos setores da sociedade para fortalecer a agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais, além de oferecer oportunidades de trabalho e renda para quem mais precisa.
Fonte: Ascom/BSF
Foto: Divulgação