ArteCulturaDançaEsporte

IPAC promove evento sobre o protagonismo Feminino na Conservação do Patrimônio Cultural em Feira de Santana

O Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC-Ba), autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, anuncia mais uma iniciativa destinada a fortalecer o papel das mulheres na preservação do patrimônio cultural da Bahia. Por meio da Coordenação Educação Patrimonial (CEPA/GEIMA/IPAC), o IPAC promoverá, pela primeira vez em Feira de Santana, uma roda de diálogo encabeçada por mulheres representantes de bens registrados como Patrimônio Imaterial do Estado.

A roda de diálogo tem como objetivo principal orientar e conscientizar as mulheres sobre a importância da conservação do patrimônio cultural baiano. Participarão do encontro a Mestra Chica do Pandeiro do Quilombo Matinha dos Pretos, Mestra Princesa, Presidenta do Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira, Professora Negona do Grupo Filhos de São Francisco e Larissa Santana – Coordenadora local do IPAC. Na ocasião, as convidadas terão a oportunidade de compartilhar suas experiências e conhecimentos com jovens estudantes, inspirando-os a se engajarem ativamente na preservação e promoção da rica herança cultural da região.

A Diretora Geral do IPAC, Luciana Mandelli, expressou seu entusiasmo sobre a iniciativa: “Estamos comprometidos em promover o protagonismo feminino em todas as áreas, principalmente na preservação do nosso patrimônio cultural. Esta roda de diálogo é uma demonstração clara do nosso compromisso em capacitar e envolver as mulheres na salvaguarda de nossa história e tradições.”

Esta ação reflete o compromisso contínuo do IPAC em fortalecer os laços entre as comunidades locais e o patrimônio cultural, garantindo que as vozes das mulheres sejam ouvidas e valorizadas na preservação de nossa identidade cultural.

Sobre o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – O IPAC é uma autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa) e atua de forma integrada e em articulação com a sociedade e os poderes públicos municipais e federais, na salvaguarda de bens culturais tangíveis e intangíveis, na política pública estadual do patrimônio cultural e no fomento de ações para o fortalecimento das identidades culturais da Bahia.

Fonte: IPAC
Foto: Fernando Barbosa

Related posts

Espaços culturais inspiram entusiastas da literatura e das artes na Flica 2023

Fulvio Bahia

Após 55 anos, Brasil volta a ter representante feminina na semifinal de um Grand Slam

Fulvio Bahia

Prova de corrida será realizada em Salvador com percurso para crianças

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais