ArteCulturaSalvador

Cidade Baixa, um celeiro de potências soteropolitanas

Na semana dos 475 anos de Salvador, conheça 7 personalidades que vieram da Cidade Baixa e estão espalhando arte, conhecimento e entretenimento por aí

Sabe o que a dançarina e pesquisadora Ágatha Simas, a médica e professora Alessandra Oliveira, o ator e cineasta Heraldo de Deus e a jornalista, fotógrafa e cineasta Vanessa Aragão têm em comum? Eles cresceram pelos bairros da Cidade Baixa de Salvador e hoje despontam no cenário soteropolitano e baiano como potências artísticas, científicas, políticas e mobilizadoras da cidade.

Para Vanessa Aragão, nascida e criada no Bonfim, bairro que apenas parece ser lembrado durante a Lavagem do Bonfim e na primeira e última sexta do ano, “ter nascido e crescido na cidade baixa me trouxe bases éticas de afeto e boa vizinhança, consciência sobre a diversidade de pessoas e suas necessidades e noções profundas sobre a nossa cultura miscigenada e potencialmente afro-brasileira, que por muito anos nos foi negada na história. Ser do Bonfim me deu e me dá régua e compasso pro mundo todo”, afirma a jornalista, fotógrafa e cineasta de 36 anos.

Conheça sete personalidades que vieram da cidade baixa e estão espalhando arte, consciência política e entretenimento pelo Brasil e mundo afora:

1. Agatha Simas – Pesquisadora e Dançarina / https://www.instagram.com/agathasimas/

2. Alessandra Oliveira (Médica e Professora da Escola Bahiana de Medicina)

3. Illy – Cantora https://www.instagram.com/illy/

4. Heraldo de Deus – Ator e Cineasta https://www.instagram.com/heraldodedeus/

5. Matheus Buente – Humorista https://www.instagram.com/matheusbuente/

6. Matheus Leite – Fotógrafo e Filmmaker https://www.instagram.com/matheusl8/

7. Vanessa Aragão – Jornalista e Cineasta https://www.instagram.com/vanessaragao/

Foto: Vanessa Aragão

Related posts

Gleisi Hoffmann vem à Bahia para fortalecer candidaturas do PT

Fulvio Bahia

“Museu em Movimento” encerra atividades de abril e celebra a inclusão social

Fulvio Bahia

Bahia registra a maior taxa de ocupação em voos nacionais

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais