EconomiaImpostoSaúde

Destinação do IR ajudará Martagão a custear UTI

Com a abertura do prazo para a declaração do Imposto de Renda (IR), os baianos já podem ajudar o Martagão Gesteira. Basta que, ao fazer a declaração anual do IR, a pessoa destine 3% para a instituição filantrópica. Não é gerado nenhum tipo de custo para o contribuinte e o recurso arrecadado será utilizado para custear a UTI do hospital.

Um dos maiores hospitais exclusivamente pediátricos do Norte/Nordeste, o Martagão está em campanha para angariar recursos via IR. Com atendimento 100% via SUS, a instituição filantrópica atende crianças e adolescentes de todo o estado. No entanto, o valor repassado pelo SUS não cobre todos os gastos do hospital, que enfrenta atualmente um déficit mensal de cerca de R$ 1 milhão.

“Toda ajuda é muito importante. No caso da destinação de parte do IR, vale ressaltar que não gera nenhum tipo de custo para o contribuinte. Esse apoio é vital para que o Martagão possa continuar desenvolvendo seu trabalho e garantir que crianças e adolescentes de todo o estado tenham acesso à saúde de qualidade”, destaca o presidente do conselho da Liga Álvaro Bahia (mantenedora do hospital), Maurício Martins.

Como fazer – Para ajudar é muito fácil. Há, inclusive, um vídeo-tutorial disponível no canal da instituição no YouTube para ajudar quem nunca fez esse tipo de doação.

Para realizar a doação, é preciso seguir os seguintes passos: durante o processo de declaração, selecione o campo “Fichas da Declaração” e escolha a opção “Doações diretamente na declaração”. Clique em “novo”, escolha o “Fundo Municipal”; em UF, selecione “BA – Bahia” e em município, “Salvador”. O programa da Receita Federal calculará seu potencial automaticamente e o valor aparecerá no canto direito da tela. Basta digitar esse valor para realizar a destinação.

Entre na opção “Imprimir” e selecione o “DARF – Doações diretamente na declaração – ECA”. Efetue o pagamento do DARF até 29 de abril de 2024 (3% de doação).

Para direcionar a doação ao Hospital Martagão Gesteira, é imprescindível que você envie um e-mail para projetos@labcmi.org.br, com cópia para fmdca.spmj@salvador.ba.gov.br, contendo as seguintes informações: comprovante de pagamento do DARF de doação; seus dados pessoais: nome completo, CPF, endereço e telefone; e a frase “Doação direcionada ao Hospital Martagão Gesteira” no assunto do e-mail.

Fonte / Foto: Assessoria de Imprensa

Related posts

América Latina atrai investimento estrangeiro direto recorde em 2022

Fulvio Bahia

Hemoba lança campanha de doação de sangue com candidatos a Rei Momo

Fulvio Bahia

Governo do Estado investe R$ 1,9 milhão para triplicar número de consultas e cirurgias oftalmológicas na Osid

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais