MunicípiosSaúde

Feira de Santana: Parcerias com instituições de ensino impulsionam aprendizado prático no Hospital da Mulher

Hospital da Mulher é um dos principais campos de estágio na área da saúde

Nos últimos anos, o Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) tem fortalecido suas parcerias com diversas instituições de ensino, visando proporcionar aos estudantes experiências práticas e relevantes nas áreas da saúde. Essas colaborações estratégicas têm se mostrado fundamentais para o aprimoramento profissional e para o desenvolvimento de ações inovadoras na assistência aos pacientes. Com isso, o Hospital da Mulher tem se consolidado cada vez mais como um dos principais campos de estágio na área da saúde no interior da Bahia. 

Entre as instituições parceiras estão o Centro Universitário de Excelência (UNEX), a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), o Centro Universitário Nobre (UNIFAN), a Faculdade Adventista da Bahia (FADBA), a Faculdade Anísio Teixeira, Esater – Centro de Formação Tecnológico, entre outras. Essa rede de colaboração é fundamental para a integração entre teoria e prática, proporcionando aos estudantes uma visão ampla e interdisciplinar do cuidado em saúde.

O foco dessas parcerias está nas disciplinas práticas voltadas para diversas áreas da saúde, como enfermagem, biomedicina, odontologia, técnico em enfermagem, psicologia, medicina (internato), farmácia e nutrição. Todos os alunos dessas áreas são acompanhados pelos preceptores das instituições, garantindo um aprendizado efetivo e alinhado com as necessidades do mercado de trabalho.

Cleonara Ferreira, coordenadora da Educação Permanente, ressalta a importância dessas parcerias. “Contribuímos promovendo parceria com as instituições de ensino para auxiliar na implementação de propostas de pesquisa que visam promover a translação do conhecimento produzido na academia para a prática. Isso inclui atualização de protocolos, capacitações e definição de fluxos, como o protocolo de Terapia Imunológica Oral para prematuros, resultado de uma pesquisa desenvolvida aqui e que agora é uma prática disseminada”.

Para os estudantes, essa oportunidade é valiosa. Rute Nascimento, preceptora de enfermagem da FADBA, destaca a importância desse aprendizado prático. “É uma parte muito importante para os estagiários porque eles conseguem linkar o que viram na sala de aula com a parte prática. Eles têm acesso aos pacientes, materiais e rotinas do setor, o que permite uma abordagem mais ampla e integrada”.

Essas parcerias também impulsionam a interdisciplinaridade e a busca por soluções inovadoras na área da saúde. Os estudantes desenvolvem habilidades e competências que transcendem as categorias profissionais, contribuindo para um cuidado mais integrado e eficiente.

Fonte: SECOM PMFS
Foto: Victoria Seixas

Related posts

Desde os primeiros dias de vida, o corpo humano já se beneficia dos endocanabinoides por meio do leite materno

Fulvio Bahia

Lídice elogia postura de deputados que estão fora da base de Jerônimo presentes em evento na Sesab

Fulvio Bahia

Paulo Afonso: Projeto Ver Melhor lança calendário de novos cadastros para distribuição de óculos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais