MunicípiosSaúdeVacina

Feira de Santana: Vacina BCG é a principal forma de prevenir a tuberculose

Disponível de forma gratuita para bebês logo após o nascimento

Uma tosse que permanece por mais de três semanas pode ser tuberculose. A doença infecciosa que apresenta sintomas iniciais parecidos com o da gripe pode levar à morte, quando não diagnosticada em tempo hábil.

Entre as principais formas de evitar a doença está a vacina BCG, disponível de forma gratuita para bebês, logo após o nascimento, em todos os postos de saúde de Feira de Santana. O imunizante previne complicações e formas graves da infecção, como a meningite por tuberculose e miliar.

Neste ano, cerca de 700 doses da vacina foram aplicadas entre janeiro e fevereiro. Segundo a enfermeira referência técnica em Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde, Gilca Lessa, a maior preocupação é com a tuberculose pulmonar.

“Registramos um aumento de 27% de pessoas com tuberculose pulmonar, comparando o ano de 2022 com 2023. É uma doença de fácil transmissão, porque a contaminação ocorre pelo contato ao falar, tossir ou espirrar”, ressaltou.

A BCG deve ser aplicada, de forma preferencial, 12h após o nascimento até os 30 dias de vida  Para ser imunizado, os pais ou responsáveis devem acompanhar e apresentar certidão ou declaração de nascimento emitida pelo hospital, cartão SUS e caderneta de vacina do menor.

Fonte: SECOM PMFS
Foto: Thiago Paixão

Related posts

Mais fast food e menos arroz com feijão: excesso de peso de brasileiros cresce com novos hábitos alimentares

Fulvio Bahia

Lauro de Freitas: Prefeitura capacita agentes visando melhor acolhimento e luta contra o preconceito ao público LGBTQIAPN+

Fulvio Bahia

Coordenador médico do Samu Salvador integra Força Nacional do SUS no Rio Grande do Sul

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais