BahiaInclusão SocialPessoas com DeficiênciaSaúde

Cepred celebra 25 anos de fundação com bolo, Feira de Saúde e expansão

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta terça-feira (2), também marcou a comemoração dos 25 anos de fundação do Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred), em cerimônia realizada no auditório da Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA), localizado no Centro de Atenção à Saúde Prof. Dr. José Maria de Magalhães Netto (CAS), no Parque Bela Vista. 

O Cepred é uma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS), credenciada como Centro Especializado em Reabilitação – CER III, e que desenvolve ações de prevenção secundária e reabilitação de pessoas com deficiência física, auditiva, intelectual, com ostomias e múltiplas deficiências.

“É um momento de muita emoção: 25 anos no serviço público não é fácil, mas é uma alegria enorme. A gente chegou até aqui e a vamos chegar mais longe. Uma das características mais presentes no Cepred é a capacidade de adaptação aos desafios e de recalcular rota para atender às necessidades que se apresentam para a população”, celebra Normélia Quinto, conhecida como Pingo, diretora do Cepred, que esteve na mesa ao lado do subsecretário da Saúde do Estado da Bahia, Paulo Barbosa, entre outros convidados. 

Atualmente, o Cepred conta com 142.983 pacientes cadastrados, sendo 58.531 deles usuários ativos. A cada mês, em média, 9.710 atendimentos nas três modalidades de reabilitação (física, auditiva e intelectual) são realizados na unidade, que fornece uma média de 2.104 próteses e órteses por ano à população.  

“Aquele indivíduo com deficiência que tem oportunidade e momento oportuno de ter acesso a um serviço de reabilitação, ele tem uma perspectiva nova na vida. O Cepred é o centro de referência que é o modelo da nossa assistência. Ele é aquele centro em que a gente testa as coisas novas, incorporamos novas tecnologias, onde a gente consegue fazer o matriciamento do cuidado para todas as regiões de saúde do estado da Bahia”, declarou Barbosa.

Além do bolo e de uma exposição de fotos, contando a história do centro, o aniversário do Cepred será celebrado com presentes à população baiana. No próximo sábado (6), também no CAS, o governador Jerônimo Rodrigues, junto com a secretária da Saúde, Roberta Santana, irá anunciar a expansão do Cepred, com aumento no número de atendimentos às pessoas com deficiência e transtorno de espectro autista (TEA) e também na estrutura da unidade.

Ainda no mesmo dia e local, como parte das ações de inclusão social das pessoas com deficiência e TEA, o Governo do Estado promove uma Feira de Saúde. Com atendimento 100% por agendamento, serão ofertadas 200 vagas para serviços oftalmológicos, 200 vagas para emissão de documentos (RG) e 80 vagas para serviços odontológicos. Os interessados poderão fazer o agendamento pelo site www.saude.ba.gov.br em breve.

Reabilitação, pesquisa e formação

Desde a sua criação no ano de 1999, o Cepred compreende que a deficiência não consiste em mera questão de saúde, mas tem relação com o meio ambiente e as atitudes da comunidade e família diante da pessoa com deficiência.

A unidade compõe a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do Estado da Bahia, pautada nas bases teóricas do Programa do Ministério da Saúde e do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Atua de forma integral, com enfoque interdisciplinar, tendo o sujeito e sua família como protagonistas do processo de reabilitação, na perspectiva da autonomia, independência e inclusão social.

Além dos serviços de reabilitação, o Cepred possui um núcleo de estudo e pesquisa responsável pelo apoio à produção de conhecimento e articulação com as instituições de ensino e pesquisa. Tem por finalidade avaliar, autorizar, realizar e acompanhar estudos e pesquisas desenvolvidos na unidade, no sentido de subsidiar a Sesab na implementação de Políticas Públicas de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiências, em consonância com as diretrizes do Ministério da Saúde.

Fonte: SECOM GOVBA
Foto: Marcio Rocha

Related posts

Parque São Bartolomeu comemora bicentenário da independência

Fulvio Bahia

Prefeitura de Salvador vai dobrar de 300 para 600 as vagas do programa Jovem Aprendiz

Fulvio Bahia

Bahia tem 265 municípios em epidemia de Dengue

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais