Sete partidas marcam o primeiro dia da competição, que teve o número de jogos incrementado em 2024: subiu de 103 para 198
A décima edição do Campeonato Brasileiro Sub-20 será aberta, nesta quarta-feira (3), com direito a um novo formato e investimento recorde da CBF. Nesta temporada, o número de partidas cresceu de 103 para 198, dobrando o investimento da CBF, a visibilidade da competição e dando aos jovens atletas mais oportunidades de se desenvolverem em um torneio nacional. O campeonato terá transmissão do SporTV.
“O Brasileiro Sub-20 será histórico. A edição de 2024 terá o dobro de investimento da CBF e de partidas, além de um formato mais atraente para os clubes, atletas e torcedores. A nova competição mostra o compromisso da CBF de, cada vez mais, valorizar o futebol de base, um verdadeiro celeiro de excelentes atletas para os nossos clubes e para o futebol mundial”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
“Esse fomento ao futebol de base é um compromisso da CBF. Vamos organizar ainda mais competições de base no nosso calendário. A base vem forte”, acrescentou Ednaldo Rodrigues.
ABERTURA
Serão sete jogos neste dia de abertura, com os três primeiros às 15h: Red Bull Bragantino x Atlético Mineiro, no CFA Jarinú, na cidade de Jarinú (SP); Ceará x Palmeiras, na Cidade Vozão, em Itaitinga (CE); e Bahia x Atlético Goianiense, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Às 15h30, o Goiás recebe o atual campeão, Flamengo, no Hailé Pinheiro, em Goiânia.
Dois confrontos preenchem o horário das 16h: Cruzeiro x Fluminense, no Castor Cifuentes, em Nova Lima (MG), e Cuiabá x América Mineiro, no CT Manoel Dresch, em Cuiabá. Mais tarde, às 19h, São Paulo e Athletico Paranaense fecham o primeiro dia de jogos, no Marcelo Portugal, em Cotia (SP).
Nesta quinta-feira (4), o Botafogo enfrenta o Grêmio, às 15h, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro. A sexta-feira (5) encerra a rodada inaugural da competição com dois jogos. Internacional e Santos brigam pelos três pontos no Estádio do Vale, em Novo Hamburo (RS), às 19h. Já o Corinthians recebe o Fortaleza às 21h30, no Parque São Jorge, em São Paulo.
Formato da competição
Rubro-Negro e Verdão fizeram a final no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Créditos: Nayra Halm / Staff Images / CBF
Na primeira fase, que terá 19 rodadas em turno único, as oito equipes melhores colocadas avançam para as quartas de final, que serão decididas em jogos únicos, com o mando de campo pertencente ao time melhor posicionado na tabela. Os enfrentamentos seguirão a seguinte ordem: 1º colocado x 8º colocado; 2º colocado x 7º colocado; 3º colocado x 6º colocado; e 4º colocado x 5º colocado.
As semifinais também obedecem ao formato de jogos únicos. O vencedor do confronto entre o 1º colocado e o 8º colocado enfrenta o classificado do confronto entre o 4º colocado e o 5º colocado, assim como o vencedor do confronto entre o 2º colocado e o 7º colocado encara o classificado do confronto entre o 3º colocado e o 6º colocado.
A final será disputada em duas decisões, marcadas para os dias 21 e 28 de setembro.
Fonte: CBF
Foto: Nayra Halm / Staff Images / CBF