BahiaFiscalizaçãoSalvadorTransalvadorTrânsito

Credenciais para estacionamento em vagas especiais podem ser impressas em casa

A partir de agora quem precisar emitir credenciais para estacionamento em vagas especiais poderá fazer todo procedimento sem precisar sair de casa, inclusive imprimir o documento. A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) estendeu a comodidade para gestantes, lactantes, pessoas com deficiência, em tratamento de doenças crônicas ou com transtorno do espectro autista.

Desde o final do ano passado, solicitantes de credenciais de idosos já podiam imprimir o documento onde fosse mais conveniente, não precisando ir à sede da autarquia municipal. “Percebemos que, quando liberamos essa possibilidade para os idosos, a demanda foi grande. Acreditamos que não deve ser diferente com os demais solicitantes, o que é bacana porque estamos facilitando o acesso a direitos”, afirma o superintendente da Transalvador, Decio Martins.

Documentação – A solicitação para as credenciais continua sendo feita no site da Transalvador (transalvador.salvador.ba.gov.br). O cidadão pode acessar o sistema usando o login e senha da plataforma gov.br ou fazendo um cadastro no próprio sistema da Superintendência. Após acessar o sistema, o solicitante deve enviar, ainda no site, as documentações exigidas para cada caso.

Para as pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, pessoas com doenças crônicas ou com transtorno do espectro autista, é necessário apresentar o documento oficial de identificação com fotografia, que conste o número do RG e CPF; comprovante de residência em nome do requerente da credencial ou do representante legal do requerente e com data de emissão não superior a três meses; e atestado médico que deve conter a indicação da deficiência e/ou mobilidade reduzida, de acordo com o Código Internacional de Doenças – CID, o carimbo, o CRM e a assinatura do médico.

No caso de gestantes e lactantes, os documentos exigidos são o documento oficial de identificação com fotografia, que conste o número do RG e CPF; comprovante de residência em nome da requerente da credencial e com data de emissão não superior a três meses; e atestado médico contendo a idade gestacional ou data prevista do parto, o carimbo, o CRM e a assinatura do médico.

Uma equipe da Transalvador analisa a documentação enviada e, estando tudo correto, o solicitante recebe no e-mail cadastrado o arquivo com a credencial personalizada pronta para ser impressa. Se houver dificuldade para imprimir, basta informar que prefere pegar a credencial na Transalvador e aguardar a data de liberação.

A credencial emitida vem com um QR Code para comprovar a autenticidade do documento. Após imprimir, a credencial, necessariamente, precisa ser colocada no painel do carro, um local de fácil visualização.

Credenciais – Somente este ano, a Transalvador já entregou mais de 3,7 mil credenciais especiais. A maioria, 1.897 credenciais, foram impressas em casa por solicitantes idosos. Estacionar em vagas especiais sem as credenciais é uma infração de natureza gravíssima e o condutor está sujeito a 7 pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$293,47.

Fonte: SECOM PMS
Foto: Divulgação

Related posts

Terreiro Casa Branca recebe título de propriedade e ganhará memorial

Fulvio Bahia

Bruno Reis participa da abertura do Congresso Nacional do MP e destaca retomada do turismo de eventos em Salvador

Fulvio Bahia

Setembro amarelo: a saúde mental em foco

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais