CulturaLiteratura

Instituto Cervantes Salvador e Gabinete Português de Leitura assinam convênio para fortalecer atividades na Bahia

Acordo ainda prevê intercâmbio de conhecimento e experiências nas áreas de literatura e história

O Instituto Cervantes Salvador e o Gabinete Português de Leitura da Bahia assinaram, na última sexta-feira (05), um convênio de cooperação para a realização de atividades culturais, educacionais e de promoção das línguas e das culturas portuguesa, galega e espanhola na Bahia. 

O acordo estabelece a realização de eventos culturais, palestras, exposições e concertos, além da promoção de cursos, oficinas e seminários relacionados ao ensino das três línguas. Ainda de acordo com o documento, as instituições se comprometem a cooperar nas atividades promovidas por ambas e promover um intercâmbio de conhecimento e experiências nas áreas de literatura e história, por exemplo. 

“Essa é uma parceria que terá frutos importantes para os países e, especialmente, para Salvador. Estamos muito felizes de poder celebrar um acordo desta dimensão com o Gabinete Português de Leitura da Bahia, que é uma instituição reconhecida por seu trabalho nesses mais de 160 anos. Hoje é um dia para celebrar”, afirmou Daniel Gallego Arcas, diretor do Instituto Cervantes Salvador. 

A assinatura do convênio aconteceu na sede do Gabinete Português de Leitura, na Praça da Piedade, em Salvador, e contou com as presenças do Cônsul Geral da Espanha em Salvador, Ignacio Pérez Cambra, do Cônsul Geral de Portugal em Salvador, Jorge Fonseca, e da presidenta do Conselho de Cultura da Galícia, Rosario Álvarez. A expectativa é de que o convênio, que tem prazo de dois anos, possa contribuir para impulsionar ainda mais a promoção de atividades culturais e artísticas na capital baiana. 

Instituto Cervantes

O Instituto Cervantes é uma instituição criada pelo Governo da Espanha em 1991 para promover, ensinar espanhol e divulgar a cultura da Espanha e dos países hispanofalantes ao redor do mundo. Está presente nos cinco continentes com cerca de 90 centros, e a sede localizada em Salvador forma parte desta importante aposta da instituição para o ensino do espanhol no Brasil, país que atualmente possui o maior número de centros da rede.

Fonte: Darana RP
Foto: Divulgação

Related posts

Iphan celebra portaria que cria Livro Tombo de Quilombos na Bahia

Fulvio Bahia

Fora dos palcos o samba junino toma conta das ruas do Centro Histórico nesta sexta-feira (22)

Fulvio Bahia

Pré-lançamento de filme celebra legado de Ruy Barbosa

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais