Clima / TempoMeio AmbientereciclagemSustentabilidade

Chuvas causam transtornos e prejuízos para cooperativas de catadores(as) de Salvador

As sedes das cooperativas Cooperbari e Canore foram inundadas pela chuva, ocasionando paralisação do trabalho dos catadores(as)

As fortes chuvas que tem alagado ruas e casas na capital baiana e Região Metropolitana, também causou prejuízos e danos as cooperativas de catadores e catadoras de materiais recicláveis: Cooperbari (Engelho Velho de Brotas) e a Canore (Santa Cruz), essas são duas das 14 associações e cooperativas que atuam na cidade, segundo cadastro da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador – LIMPURB.

Nesta segunda-feira (08), as atividades tiveram que ser paralisadas, por conta dos estragos proporcionados pelo acúmulo de água da chuva, nos galpões desses empreendimentos. Segundo Elias Júnior, presidente da COOPERBARI, “houve deslizamento de terra e árvores caíram na área do galpão”.

Já a cooperada Maria do Carmo da CANORE relata que além de materiais recicláveis perdidos, também houve danos a produtos como televisão, geladeira e freezer da cooperativas, “perdemos alguns itens importantes para o dia a dia da nossa cooperativa” ressaltou Dona Maria, preocupada como iriam conseguir adquirir novamente esses produtos.

O cenário de caos criado pela chuva nessas cooperativas nos últimos dias, não é de hoje, pois sempre quando chove, esses empreendimentos passam por essa situação. Em função da falta de infraestrutura adequada para a realização desse essencial trabalho de coleta seletiva para a população da cidade, relata Joilson Santana, coordenador executivo da ONG Centro de Arte e Meio Ambiente – CAMA.

Os representantes das instituições aguardam que os poderes públicos municipais, estadual e federal promovam investimentos na infraestrutura dos empreendimentos para sanar a ocorrência desses prejuízos e transtornos para os catadores e catadoras de materiais recicláveis.

Sobre o Centro de Arte e Meio Ambiente – O CAMA é uma organização socioambiental fundada em 1995, no bairro dos Alagados, em Salvador/Bahia. Desenvolve programas e projetos associados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), referenciados pela Agenda 2030 da UNESCO. A missão é fortalecer a luta por garantia de direitos de indivíduos e grupos vulnerabilizados, por meio da participação nos processos que proporcionem autonomia e inclusão sociopolítica, contribuindo para a construção de uma sociedade social e economicamente justa, democrática, ambientalmente equilibrada, antirracista, antissexista e contra todas as formas de exclusão.

Fonte / Foto: ONG Cama

Related posts

Cooperativa Mão no Lixo faz campanha de financiamento coletivo para compra de equipamentos

Fulvio Bahia

Nascente no município de Cristópolis é recuperada por projeto da Aiba

Fulvio Bahia

Inscrições abertas para atividades e participação nos Diálogos Amazônicos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais