ArteCapacitaçãoCulturaDançaSalvador

Movimenta Cajazeiras abre inscrições para oficinas de dança, produção cultural e Mostra de Dança

O formulário para inscrição estará disponível entre 10 e 21 de abril no perfil do Instagram do projeto

A dança é uma das expressões culturais e identitárias de um povo. É pensando neste ato, que nasce o “Movimenta Cajazeiras”, que tem como proposta artístico-metodológica a imersão do corpo em relação às suas experiências com os territórios onde mora e suas produções criativas. Idealizado por artistas do bairro de Cajazeiras, com o intuito de movimentar a cena cultural local, o projeto abre inscrições gratuitas, a partir do dia 10 até 27 de abril, para participação nas oficinas criativas e na Mostra Movimenta, através de formulário virtual disponível AQUI (https://linktr.ee/movimentacajazeiras) ou na BIO do perfil @movimentacajazeiras.

O encontro de Dança, que envolve movimento, criatividade e diversidade, é destinado a artistas informais/formais em dança residentes na região de Cajazeiras, a partir dos 16 anos, prioritariamente pessoas pretas e LGBTQIA+. As oficinas criativas serão ofertadas a todes interessades em formação continuada e instrumentalização profissional, nas abordagens de processos criativos em dança para palco e vídeo e produção cultural.

As oficinas, com 02 horas/aula, ocorrerão no Polo Criativo Boca de Brasa de Cajazeiras. Destinadas para até 20 pessoas cada e com tradução em Libras, acontecerão aos sábados do mês de maio de 2024, sendo elas: Produção Cultura, com a doutora em dança e produtora Inah Irenam, no dia 04 de maio; Do encoberto ao desejado – Criação em Dança, com o coreógrafo Guego Anunciação, no dia 11 de maio; e Cinética.Mov – Dança para Câmera, com o dançarino e coreógrafo Neemias Santana, 18 de maio.

Já a Mostra Movimenta, a ocorrer no dia 25 de maio, terá uma seleção simplificada, em que os interessados deverão preencher formulário com informações básicas do artista/dupla/grupo inscrito, da coreografia e envio de vídeo da mesma, que pode ser feito de câmera de celular. Vale pontuar que, podem se inscrever na Mostra artistas formais, informais e grupos de dança de qualquer estilo de dança – pagode, Jazz, hip hop, contemporânea, ballet, etc.. Os selecionados receberão cachês, o valor dependerá da quantidade de pessoas que compõem a ficha técnica.

Além dos dois eixos acima, oficinas criativas e Mostra, o Movimenta Cajazeiras trará uma terceira ação, a roda de conversa “Futuros Criativos”, a ser realizada com propósito de se formar o Fórum de Dança de Cajazeiras, para a construção de políticas de acesso, permanência e fomento de produções artísticas do bairro-cidade. O bate-papo ocorrerá no dia 26 de maio e é aberto ao público.

Mobilização Artística
O Movimenta Cajazeiras é uma ação coletiva de fazedores da arte, principalmente, de dançarinos do bairro de Cajazeiras, artistas que já produzem projetos voltados à dança na comunidade há pelo menos 15 anos. “O bairro é uma grande cidade dentro de Salvador, com uma cena cultural e artística efervescente, mas que não conta com investimentos para o processo formativo e que possa ampliar a produção local. A partir da falta de acesso e da precariedade de ações e investimento voltados a dança na nossa comunidade, nós artistas criamos a Criad’ouro Produções, um coletivo de produção cujo o objetivo é desenvolver projetos, entre eles, o Movimenta Cajazeiras”, pontua Marcos Ferreira, idealizador da Criad’ouro ao lado dos artistas Leonardo Santos e Tyara Gomes

O projeto Movimenta Cajazeiras foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Serviço
O quê: Inscrições para oficinas Criativas e Mostra Movimenta Cajazeiras
Quando: 10 a 27 de abril
Link para inscrições: https://linktr.ee/movimentacajazeiras
Mais informações: perfil Instagram @movimentacajazeiras

Ementas
Oficina PRODUÇÃO CULTURAL – com Inah Irenan
Dia 04 de maio, às 14h30, no Polo Criativo Boca de Brasa de Cajazeiras
A oficina visa apresentar as possibilidades, etapas e incentivar a escrita de projetos culturais para a realização de produtos ou eventos artísticos, nas categorias produtivas de artes: formação, criação, produção, difusão, memória e pesquisa na perspectiva de emancipações artísticas de agentes culturais, promovendo a formação técnica de artistas e gestores para atuação e participação em editais públicos.

Oficina Do Encoberto ao Desejado – com Guego Anunciação
Dia 11 de maio, às 10h, no Polo Criativo Boca de Brasa de Cajazeiras
A partir de exercícios técnicos, a aula propõe uma estruturação do movimento a partir da relação com o espaço, com o tempo, com a música e com a outra pessoa dançante, gerando situações coreográficas que exaltam a força do dançar junto e as belezas do corpo.

Oficina CINÉTICA.MOV – Dança para Câmera – com Neemias Santana
Dia 18 de maio, às 15h, no Polo Criativo Boca de Brasa de Cajazeiras
Aproximações entre dança e audiovisual. Práticas e papos introdutórios sobre as relações entre o pensamento coreográfico e o exercício videográfico. Traga suporte para anotações, a câmera que lhe interessar e roupa confortável para dançar.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Related posts

Prefeitura entrega Mercado Popular, usina solar e unidades habitacionais no Mané Dendê e inicia obras de dois Ecopontos

Fulvio Bahia

Luís Eduardo Magalhães: Inscrições abertas para o curso de Auxiliar Financeiro

Fulvio Bahia

Feira da Mata: Celebração da Diversidade e dos Encantos da Mata

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais