Clima / TempoMudanças ClimáticasSalvadorSalvamar

Salvamar mantém plantão durante passagem de frente fria em Salvador

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), está com um esquema especial de plantão durante a passagem da frente fria em Salvador. De acordo com o coordenador Kailani Dantas, equipes de salva-vidas estão na base, localizada em Patamares, atuando em esquema de ronda, com viaturas nas praias fazendo prevenção junto a pessoas que tentem se aventurar no mar e explicando que este não é um momento propício para o banho.

“A Salvamar não indica o banho de mar nesse período, pois está muito perigoso. Temos equipes rondando as praias, fazendo essa prevenção e, além disso, estamos a postos para apoiar a Defesa Civil de Salvador (Codesal) em qualquer eventualidade de alagamento na cidade, com embarcação e equipes prontas para qualquer solicitação”, disse Dantas.

Nas áreas alagadas, os salva-vidas atuam com a embarcação, adentrando os lugares e ajudando a fazer a retirada das pessoas que estão em situação de risco. “A equipe é especializada e capacitada para estar dando esse apoio, já que fazemos parte do grupo de prevenção de acidentes da Codesal”, reforçou o coordenador.

Estrutura – A Salvamar dispõe de 270 agentes, distribuídos em 35 postos ao longo de 28 km de orla, no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao kartódromo). Outros quatro postos móveis atuam diariamente e servem também a eventos do município.

A estrutura é composta por moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes. Os salva-vidas também realizam medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo.

Contato – Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o serviço pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias fora do trecho entre Jardim de Alah e Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193. Em caso de áreas alagadas, o contato deve ser feito com a Codesal, no número gratuito 199.

Fonte: SECOM PMS
Foto: Jefferson Peixoto

Related posts

CCR Metrô Bahia abre 05 vagas para mulheres na área de Manutenção

Fulvio Bahia

Evento religioso com Bispo Bruno Leonardo reúne mais de 60 mil pessoas na Arena Fonte Nova

Fulvio Bahia

Espetáculo teatral ‘Bita e a Imaginação que Sumiu’ chega à capital baiana

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais