BahiaClima / TempoDefesa CivilGoverno do EstadoMeio AmbientePrefeitura Municipal de Salvador

Defesa Civil do estado aguarda solicitação da prefeitura para atuar em Salvador

Segundo o Superintendente, 48 municípios estão em situação de emergência

O superintendente da Defesa Civil da Bahia, Heber Santana, informou que está aguardando uma solicitação da prefeitura de Salvador para entrar em ação no município. Em entrevista com o editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, Heber falou que órgão está pronto para entrar em ação no município.

“A ação da Defesa Civil funciona com a Prefeitura atuando em primeiro lugar. O Estado só entra e está à disposição para entrar em ação quando o município solicita, quando é decretada a situação de emergência ou se necessitar de qualquer órgão do governo do Estado para que a gente possa atuar. Estamos à disposição, já sinalizei isso inclusive a Defesa Civil do Município de Salvador”, disse Heber.

O gestor citou ainda sobre as atuações a Defesa Civil no estado. Segundo o superintendente, 48 municípios estão em situação de emergência e, em parceria com outras secretarias como a Seinfra, Sesab, entre outras, a Defesa Civil vem realizando diversas ações nas cidades como restabelecimento de estradas vicinais, recuperação de estrada, auxílio a postos de saúde que são afetados pelas chuvas e toda a estrutura do Estado à disposição e funcionado nos municípios.

Questionado sobre auxilio do recurso federal em cidades castigadas pela chuva, Heber informou que após a prefeitura decretar a situação de emergência e solicitar o apoio do governo, ela pede reconhecimento do governo federal.

“Quando a Defesa Civil declara a situação de emergência, a do município pede homologação do Estado e pede reconhecimento do governo federal, é através desses atos, que o Estado homologa e o governo federal reconhece e assim dá assistência. É feito um plano de trabalho, principalmente com a nacional que pode ter itens de reconstrução, ajuda humanitária e despesas com a própria manutenção. Vale ressaltar que a Defesa Civil Nacional entra com recursos onde os municípios fazem as ações, já a Defesa Civil estadual entra com os serviços e itens”, finalizou.

Fonte: Portal Muita Informação
Foto: Divulgação

Related posts

Programa de Controle do Tabagismo ajuda soteropolitanos a parar de fumar

Fulvio Bahia

Estudantes do Cetep do Sisal desenvolvem biocombustível a partir do tamarindo

Fulvio Bahia

Carnaval 2024: Transalvador inicia fase de testes dos controles de acesso aos portais

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais