Câmara Municipal de SalvadorHomenagemPolíticaPovos Negros

Câmara de Salvador celebra 23 anos do Fórum de Entidades Negras da Bahia e homenageia Revolta dos Malês

A Câmara Municipal de Salvador irá realizar uma sessão especial, na próxima sexta-feira (12), em comemoração aos 23 anos do Fórum de Entidades Negras da Bahia (Feneba) e em agradecimento pela constante luta contra o racismo por meio de ações de conscientização, pedidos de reparação e diálogo com a sociedade civil e o poder público. Na ocasião, ocorrera a instalação do Comitê Baiano pela celebração dos 190 anos da Revolta Malês, composto por instituições acadêmicas, entidades, setores da sociedade civil.

O evento ocorrerá no Plenário Cosme de Farias, às 18h30 horas, com transmissão ao vivo pela TV CAM (12.3) e pelas redes sociais do Legislativo Municipal (www.facebook.com/tveradiocam).

A sessão especial foi uma solicitação da vereadora e presidente da Comissão de Direitos Humanos e de Defesa da Democracia Makota Valdina, Marta Rodrigues (PT), por entender a importância da Fórum no fortalecimento do movimento negro ao enaltecer, valorizar, debater e prestar apoio às entidades que tem atuação na luta e no desenvolvimento de políticas públicas antirracistas.

“O Feneba tem sido fundamental em cobrar reparação das elites e classes dominantes em relação aos povos que foram explorados e escravizados vindos da África. Também é um instrumento de denúncia para o planeta da imensa desigualdade e do racismo estrutural que existe no Brasil”, disse a vereadora.

Segundo Marta, o Feneba, há mais de duas décadas, tem desempenhado papel fundamental como coletivo de organizações e se demonstra sempre disposto a agregar.

“Uma honra homenagear o Feneba na Câmara pela segunda vez. A instalação do Comitê é importantíssimo nesse momento, de lutas conquistadas e pautadas”, disse.

Para o atual dirigente do Feneba, o ativista do movimento negro Raimundo Bujão, a homenagem é motivo de orgulho.

“Essa data nos traz a memória da realização da Primeira Caminhada do Campo Grande à Praça da Sé, idealizada pelo MNU em 1980, e, anos depois, as polêmicas levantadas acerca da participação dos blocos afro. De lá para cá, muitas transformações ocorreram, e o Feneba se fez presente, contribuindo com o seu pioneiro grito de reparação já, o que notabilizou a nossa existência enquanto coletivo de organizações fundamentais na luta contra o racismo na Bahia e no Brasil”, afirmou.

Foram convidados para a sessão: o cineasta Antônio Olavo, o deputada Alice Portugal, o Davyd Bacelar, da Federação Única dos Petroleiros, professor Fabio Velame (UFBA), Reitora Adriana Mármore (UNEB), Samira Sores (MNU), a secretaria estadual Ângela Guimarães (Promoção da Igualdade Racial) o secretário de Cultura do Município, Bruno Pedro Tourinho, além de Ya Márcia Ogum.

Fonte: ASCOM ver Marta Rodrigues – PT
Card: Divulgação

Related posts

Câmara reabre trabalhos legislativos e líderes definem pauta de votação para o semestre 

Fulvio Bahia

Comissão aprova exclusão de pensão alimentícia da cobrança de IR

Fulvio Bahia

CMA avalia o meio ambiente e desenvolvimento sustentável

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais