Assembleia Legislativa da BahiaMeio AmbientePolíticaPrefeituraPrefeitura Municipal de SalvadorPreservação Ambiental

Deputado Robinson anuncia ingresso de ADI contra espigões no Rio Vermelho; “impedir crime ambiental”

Na Sessão Plenária da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (10), o deputado estadual Robinson Almeida informou que os partidos PT, PC Do B, PSB e PSOL ingressaram no Tribunal de Justiça com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a construção de espigões na praia do Buracão, no Rio Vermelho.

A medida cautelar, segundo o parlamentar, aponta violação à Lei do Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo (LOUOS) e ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do Município de Salvador. Entre os princípios desrespeitados estão o da prevenção, da precaução e da proibição do retrocesso ambiental. A Ação também aponta ausência de estudos técnicos e vicio do dispositivo que possibilita a flexibilização do sombreamento das praias.

O documento requer a citação da Câmara de Salvador bem como à prefeitura para que as informações sejam apresentadas. A ADI é um dos desdobramentos da audiência pública, realizada na Assembleia Legislativa no final de 2023, proposta pelo deputado Robinson Almeida. A liberação do gabarito na Praia de Buracão é alvo de criticas da Associação de Moradores, de ambientalistas e mesmo de artistas, como Regina Casé e Preta Gil.

“Nós entramos ontem na justiça com uma ADI para impedir mais esse crime ambiental em Salvador”, enfatizou o deputado.

“Um jabuti aprovado na Câmara de Vereadores permite que especuladores compre áreas degradadas para que depois a lei permita que ele não se submeta as diretrizes do plano diretor e da Lous, que estabelece limites de construção. Então leva uma vantagem a partir desse dispositivo aquele especulador que compra uma área “degradada” porque o limite construtivo dele é maior do que se essa área estivesse intacta para construção. Isso é um absurdo”, criticou Robinson Almeida.

O parlamentar também voltou a falar da preocupação com o sombreamento da Praia do Buracão, caso haja a construção dos três espigões de 18 andares cada.

“Não podemos permitir sombreamento na praia do Rio Vermelho, é um cartão postal de Salvador, precisa ser defendido e protegido e não degradado como quer o prefeito”, concluiu o deputado.

Fonte / Foto: ASCOM Dep Robinson Almeida – PT

Related posts

Confira os postos de vacinação contra Covid-19 e gripe em Salvador nesta terça-feira (8) 

Fulvio Bahia

Casa do Carnaval recebe visita de crianças e adolescentes com Síndrome de Down

Fulvio Bahia

Parceria entre Previdência de Salvador e Casa So+ma reduz gasto de 25 mil litros de água  

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais