Na última sexta-feira (5), o Projeto de Indicação (PIN) nº 71/23, de autoria do vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Salvador (CMS). A proposta tem como objetivo a realização de estudos para avaliar a viabilidade técnica da implantação de uma faixa azul exclusiva para motociclistas.
A iniciativa, que visa principalmente a redução de acidentes de trânsito, destaca-se pela importância da segurança dos motociclistas, muitos dos quais dependem desse meio de transporte como fonte de renda. Dados da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) revelam um cenário preocupante: em 2023, foram registrados 2.694 acidentes envolvendo motocicletas, com um aumento para 2.081 casos em 2022, representando um crescimento de 29% nos acidentes. Avenidas como a Paralela e a Suburbana lideram os registros de sinistros na capital.
A Faixa Azul, já uma realidade em São Paulo, é citada como inspiração para o projeto. Segundo o vereador Augusto Vasconcelos, relatórios do primeiro semestre após a implementação da faixa na cidade paulista mostraram resultados positivos: não houve registro de mortes envolvendo motociclistas, além de uma redução significativa nos sinistros de trânsito. O documento também destaca uma diminuição de pelo menos 55,2% na lentidão do tráfego no trecho onde a faixa foi implantada.
Após a aprovação na CMS, o projeto foi encaminhado para o gabinete do prefeito, onde aguarda avaliação e implementação.
Fonte: Panorama da Bahia
Foto: Divulgação