BrasilCulturaLiteraturaNordeste

Jenipapo western: um bangue-bangue nordestino de Tito Leite

Gêmeos, os irmãos Ivanildo e Sandro vivem em Jenipapo, cidadezinha árida do sertão nordestino. Trabalham, como quase todos ali, na lavoura de algodão. E também como quase todos, são explorados pelos figurões locais.

Os agricultores plantam, colhem e se submetem aos compradores, que estão sempre secundados por jagunços.

Diante desse quadro, poucos se articulam contra essa injustiça secular. Um dos raros a fazê-lo é Ivanildo, que não se conforma com a vida que ele e sua família levam, não admite ser comandado por pessoas brutais e sente-se cada vez mais impelido a falar sobre os desmandos e injustiças em Jenipapo.

Com realismo seco mesclado a um tom lírico, repleto de cenas de ação e um olhar crítico sobre as desigualdades ainda muito presentes na sociedade brasileira, Jenipapo western investiga a fundo a violência que perpassa a vida das pessoas comuns.

O autor Tito Leite nasceu em Aurora, Ceará. Poeta e ficcionista, estreou na prosa em 2022 com o elogiado romance Dilúvio das Almas, publicado pela Todavia.

Fonte / Imagem: Todavia Livros

Related posts

Prefeitura de Jacobina cancela festa de São João, a poucos dias dos festejos juninos

Fulvio Bahia

Jornalista da EBC, Mara Régia é indicada ao Prêmio Mulher Imprensa

Fulvio Bahia

Combate ao trabalho escravo será tema de seminário em Bento Gonçalves (RS) a partir de segunda-feira (26)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais