MunicípiosTecnologia

Aratuípe: Prefeitura adere a projeto SEI Bahia Municípios

A prefeitura de Aratuípe, no Recôncavo Baiano, acaba de aderir ao SEI Bahia Municípios. Iniciativa do governo estadual com apoio do Ministério da Gestão e Inovação, o projeto visa disseminar a adoção em todo o Estado do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), um software de tramitação eletrônica que permite eliminar o uso do papel nas administrações públicas. A implantação do projeto – juntamente com a disponibilização de serviços da prefeitura na plataforma eletrônica BA.GOV (www.ba.gov.br), do Governo do Estado –,  é uma das ações na área de transformação digital previstas por um termo de apoio assinado recentemente entre o prefeito de Aratuípe, Antônio Marcos Araújo de Souza, e o secretário da Administração do Estado, Edelvino Góes.

“Nosso objetivo é promover, por meio de uma esforço de cooperação federativa, a municipalização da transformação digital, colocando conhecimento e tecnologia à disposição das prefeituras para que elas tenham condições de aprimorar os seus processos internos de gestão e aperfeiçoar o relacionamento com os  cidadãos”, explica o secretário Edelvino Góes. 

Já o gestor de Aratuípe conta que não pensou duas vezes em aderir ao SEI Bahia Municípios ao ouvir falar pela primeira vez da iniciativa durante o 7º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – Etapa Bahia, realizado em Salvador no ultimo mês de março. Na ocasião, a ministra de Gestão e Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, e o governador Jerônimo Rodrigues assinaram um acordo de cooperação para implementação no Estado do Programa Nacional de Gestão e Inovação, que traz em seu escopo estas e outras ações na área de transformação digital.

“Para nós, é uma iniciativa de extrema necessidade, um avanço importantíssimo, que vai ajudar a solucionar os problemas que enfrentamos com trâmite, organização e armazenamento dos nossos documentos e processos”, elogia o prefeito Antônio Marcos.

O prefeito conta que, ainda hoje, toda a tramitação dos processos do seu município é realizada em papel, e até então os esforços vinham se concentrando na digitalização desses documentos. “Com este projeto, nós vamos poder de fato eliminar o uso do papel, o que trará economia financeira, além de contribuir para a preservação do meio ambiente”, ressalta.    

Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI foi adotado em 2017 pelo Poder Executivo Estadual. Desde então, a solução já permitiu ao governo baiano uma economia direta de mais de R$ 187 milhões, além de proporcionar a preservação de 46,8 mil árvores, com a redução no consumo de papel.

Agora, a expectativa é de que as equipes do Estado possam transferir a expertise obtida com a implantação do sistema para as administrações municipais. Além disso, a cooperação com o Ministério da Gestão e Inovação irá permitir que o governo estadual possa gerir as cessões de uso do sistema e a transferência de códigos fontes para os municípios. Para completar, uma parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb) vai viabilizar a infraestrutura para implantação do software, com serviços na área de suporte e hospedagem de dados.

Fonte: Ascom/Saeb
Foto:

Related posts

Madre de Deus: Prefeitura reestrutura, equipa e entrega salas cirúrgicas no Hospital Municipal

Fulvio Bahia

Paulo Magalhães Jr. assume presidência da CCJ na Câmara

admin

Ponto SAC Jaguarari inaugura unidade do Detran

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais